Coruripe realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades para impulsionar o desenvolvimento urbano

Foto

Evento reuniu poder público e população para debater e propor políticas para uma cidade mais inclusiva, sustentável e justa


Texto: Leila Cristhina/ Fotos: João Alexandre

A Prefeitura de Coruripe, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o Conselho das Cidades (ConCidades) e o Ministério das Cidades, realizou nesta quarta-feira (9) a 1ª Conferência Municipal das Cidades.

Com o tema “Elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: por cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e justas”, o evento integrou a 6ª edição da Conferência Nacional das Cidades (6ª CNC). Realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o encontro teve como objetivo estimular a participação popular na formulação de políticas públicas urbanas que serão debatidas em outubro deste ano, em Brasília.

Bruna Machado, professora do Instituto Federal de Alagoas e mediadora do evento, explicou a dinâmica da conferência: "Nesta conferência municipal, serão elaboradas propostas para a etapa estadual, que, por sua vez, levará as sugestões aprovadas para a conferência nacional. O intuito é a construção da política nacional de desenvolvimento urbano", explicou.

O vice-prefeito José Enéas, vereadores, servidores e gestores públicos, além da população local, participaram, expondo e discutindo propostas relacionadas a temas como sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana e saneamento, essenciais para o desenvolvimento de Coruripe.

O Secretário de Governo, Rodrigo Farias, reforçou a importância do evento: "Viemos discutir os principais temas do desenvolvimento urbano no Brasil e construir uma política nacional que crie cidades mais inclusivas, sustentáveis, justas e democráticas. A plenária decidiu quais temas são prioritários para Coruripe e elaboramos propostas para a conferência estadual", disse Rodrigo.

A conferência não apenas avaliou as políticas existentes, mas também sugeriu novas diretrizes e prioridades para o município. Além disso, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão Coruripe na etapa estadual. Este evento marca um passo importante da gestão municipal em direção a um planejamento urbano mais democrático, reforçando o compromisso da administração em ouvir a população e garantir que as decisões sobre o futuro da cidade sejam tomadas de forma participativa e transparente.

Compartilhe: