Descentralização fortalece o SUS e leva saúde de qualidade a todos os cantos de Coruripe, destaca secretário Maykon Beltrão
Segundo o secretário, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro de Coruripe aos povoados mais distantes
.jpg)
Texto: Assessoria / Foto: Dean Almeida
Durante o programa “Bom Dia, Secretário” desta quinta-feira (13), o secretário municipal de Saúde de Coruripe, Maykon Beltrão, destacou a importância da descentralização como um dos grandes diferenciais da saúde no município. Segundo ele, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro aos povoados mais distantes, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando o acesso da população aos cuidados de qualidade.
“A descentralização é um dos maiores diferenciais da saúde em Coruripe. Nosso compromisso é levar atendimento digno, rápido e eficiente para todos, independentemente de onde morem. É isso que fortalece o SUS e faz a diferença na vida das pessoas”, destacou o secretário.
Um dos principais exemplos dessa política é o programa “Saúde Tem Pressa”, que desde 2024 já ultrapassou a marca de 30 mil atendimentos, oferecendo consultas, exames e procedimentos em diversas especialidades, como ginecologia, ortopedia e psiquiatria. A iniciativa tem como principal objetivo zerar as filas de espera e oferecer atendimento rápido, humanizado e de qualidade à população coruripense.
A cada nova edição, o programa contribui para reduzir as desigualdades no acesso aos serviços públicos, promovendo o fortalecimento contínuo do SUS em Coruripe.
Outro exemplo bem-sucedido de descentralização foi a Campanha de Vacinação Antirrábica, que ultrapassou a meta prevista e imunizou quase 7 mil animais, resultado 10% acima do esperado. A ação foi possível graças à dedicação das equipes de campo, agentes de endemias e de saúde, e à mobilização dos tutores, que compreenderam a importância da imunização.
Com pontos fixos na área urbana e equipes volantes nos povoados mais distantes, a estratégia garantiu que nenhum tutor ficasse sem a oportunidade de vacinar seu animal.
“Esse formato descentralizado foi fundamental para o sucesso da campanha, porque ampliou o alcance e facilitou o acesso da população. Levamos o serviço até onde as pessoas estão”, reforçou Maykon Beltrão.
Notícias relacionadas

Saúde de Coruripe amplia atendimentos com a citologia noturna e ultrapassa 3 mil consultas
Programa integra o calendário mensal das UBS e oferece atendimento humanizado em horário estendido
Coruripe reforça programa de prevenção à esquitossomose com exames gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde
Iniciativa busca ampliar o diagnóstico e prevenir novos casos da doença em Coruripe..jpeg)
Mobiliza Coruripe leva serviços de saúde e inclusão social ao Povoado Santa Terezinha
Evento deverá atender cerca de 150 pessoas com serviços de saúde, credenciamentos e palestras sobre inclusão e acessibilidade.
