Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quinta-feira, 13 de novembro de 2025
15:30

Descentralização fortalece o SUS e leva saúde de qualidade a todos os cantos de Coruripe, destaca secretário Maykon Beltrão

Segundo o secretário, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro de Coruripe aos povoados mais distantes

Compartilhar:
Descentralização fortalece o SUS e leva saúde de qualidade a todos os cantos de Coruripe, destaca secretário Maykon Beltrão

Texto: Assessoria / Foto: Dean Almeida

Durante o programa “Bom Dia, Secretário” desta quinta-feira (13), o secretário municipal de Saúde de Coruripe, Maykon Beltrão, destacou a importância da descentralização como um dos grandes diferenciais da saúde no município. Segundo ele, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro aos povoados mais distantes, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando o acesso da população aos cuidados de qualidade.

“A descentralização é um dos maiores diferenciais da saúde em Coruripe. Nosso compromisso é levar atendimento digno, rápido e eficiente para todos, independentemente de onde morem. É isso que fortalece o SUS e faz a diferença na vida das pessoas”, destacou o secretário.

Um dos principais exemplos dessa política é o programa “Saúde Tem Pressa”, que desde 2024 já ultrapassou a marca de 30 mil atendimentos, oferecendo consultas, exames e procedimentos em diversas especialidades, como ginecologia, ortopedia e psiquiatria. A iniciativa tem como principal objetivo zerar as filas de espera e oferecer atendimento rápido, humanizado e de qualidade à população coruripense.

A cada nova edição, o programa contribui para reduzir as desigualdades no acesso aos serviços públicos, promovendo o fortalecimento contínuo do SUS em Coruripe.

Outro exemplo bem-sucedido de descentralização foi a Campanha de Vacinação Antirrábica, que ultrapassou a meta prevista e imunizou quase 7 mil animais, resultado 10% acima do esperado. A ação foi possível graças à dedicação das equipes de campo, agentes de endemias e de saúde, e à mobilização dos tutores, que compreenderam a importância da imunização.

Com pontos fixos na área urbana e equipes volantes nos povoados mais distantes, a estratégia garantiu que nenhum tutor ficasse sem a oportunidade de vacinar seu animal.

“Esse formato descentralizado foi fundamental para o sucesso da campanha, porque ampliou o alcance e facilitou o acesso da população. Levamos o serviço até onde as pessoas estão”, reforçou Maykon Beltrão.

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.