No evento, foi apresentado o Plano de Ação Municipal que visa diagnosticar, monitorar e avaliar o impacto das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes no município
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto
Miranda
O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef foi realizado nesta quinta-feira (10), no auditório do Instituto Federal de Alagoas – IFAL Campus Coruripe, e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, da primeira dama de Coruripe e vice-prefeita de Jequiá da Praia Lili Curvelo, do vice-prefeito de Coruripe José Éneas, secretários municipais e vereadores.
O evento teve como objetivo apresentar o plano de ação do município para os participantes, além de discutir melhorias para as políticas públicas da infância e adolescência, que podem fortalecer a busca pela certificação do município com o Selo Unicef.
O mobilizador municipal de
adolescentes – Selo Unicef 2021-2024 e assessor técnico, Hélio Oliveira, falou
sobre o plano de ação desenvolvido com a participação de todos.
“O objetivo do Plano de Ação Municipal é diagnosticar, monitorar e avaliar o impacto das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Coruripe, para melhorar as condições de vida e desenvolvimento deste público. Todas as ações são bem específicas para atender de fato as necessidades do município, que é bem diverso, pois as condições de uma criança do Poxim, por exemplo, são bem diferentes de uma que reside na Mangabeiras, e o nosso foco é que o plano contemple a todos”, pontuou o mobilizador.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância de se trabalhar em unidade, com ações integradas que fortaleçam as políticas públicas.
“Estamos muito felizes em
ver o engajamento de toda nossa equipe, não apenas para conseguir a
certificação do Unicef, mas para realmente melhorar as políticas públicas para
crianças e adolescentes em Coruripe. O selo será a coroação dessas atividades
que já vêm sendo desenvolvidas com maestria por todos os envolvidos, através de
ações integradas entre todas as pastas. Nosso objetivo é tentar fazer da
política uma ferramenta de transformação de vidas, e isso só será possível se
todos derem as mãos”, disse o prefeito emocionado.
O Fórum contou a com a presença da atleta olímpica e campeã mundial militar sulamericana, na modalidade atletismo, Bruna Farias e Anderson Machado, campeão mundial e pan-americano no atletismo. Eles apresentaram o projeto Atletismo para Todos, que será implantado em Coruripe, com o objetivo de oportunizar aos alunos da rede pública de ensino uma nova modalidade esportiva, com foco na saúde, educação e formação cidadã.
Participaram do momento também representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Organizações da Sociedade Civil e Comissão Intersetorial do Selo Unicef.