Ação em alusão ao Novembro Azul é realizada na Colônia de Pescadores do Pontal

Foto

Cerca de 50 pescadores foram contemplados com exame de glicemia, aferição de pressão e palestras

 

Texto: Anne Rose/ Foto: Roberto Miranda 

O mês de novembro foi escolhido em 2003 para simbolizar a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata. 

Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Saúde, através Núcleo de Promoção à Saúde (NUPS), levou uma importante ação da campanha para a Colônia de Pescadores do Pontal, nesta quinta-feira (17). 

A ação contemplou cerca de 50 pescadores do distrito, com a realização de exames de glicemia, aferição da pressão arterial, palestra sobre alimentação saudável, saúde mental, higiene bucal adequada, a importância do exercício físico para a prevenção de doenças, em especial, sobre o câncer de próstata. 

O médico da Unidade Básica de Saúde do Pontal (UBS), Flaviano Pacheco, explicou que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e que possui uma taxa baixa de cura na maioria dos casos por ser descoberta em estágio avançado. 

“O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, e é também uma das doenças que mais causam mortes na população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura”, explicou.

Ele destacou ainda a importância do diagnóstico precoce através da realização dos exames. 

“A única forma de garantir uma grande chance de cura para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco (casos de câncer na família), ou 50 anos sem este fator, deve procurar sua UBS para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Outros exames também poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer”, pontuou o médico. 

Eder Rocha participou da ação e disse que está feliz pelo cuidado voltado aos pescadores. 

“Sou pescador há mais de 20 anos aqui no Pontal e nunca participei de nenhuma ação voltada apenas para nós. Estou feliz e grato por saber que agora temos com quem contar como foi falado hoje, o CRAS e a Unidade de Saúde estão de portas abertas para somar com a nossa classe e isso é fundamental para que possamos melhorar a nossa saúde e a qualidade de vida” completou o pescador. 

A coordenadora do NUPS, Joélem Gleyce, informou aos pescadores que em dezembro será realizada uma nova ação na localidade voltada à classe. 

“No próximo mês a Secretaria de Saúde irá promover um dia de atividades voltadas aos pescadores do Pontal, com atendimentos com um médico dermatologista, visto que esse público se expõe muito ao sol e precisa de acompanhamento dermatológico especial. Além de exames de PSA, entre outros serviços. Para participar o pescador deve procurar a UBS para buscar mais informações”, pontuou. 

A secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Célia Gama, frisou a importância de aproximar a população dos serviços ofertados pelo município. 

“É fundamental levar os serviços realizados pela Assistência Social e Saúde para mais perto da população. E essa ação voltada para o público masculino é muito importante para trabalhar a sensibilização da comunidade em relação ao tema Saúde do Homem, que ainda há um tabu muito grande para ser quebrado”, ressaltou a secretária.


 Novembro Azul no CAPS 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também realizou nesta quinta-feira (17) uma ação voltada aos cuidados do público masculino. 

Os usuários participaram de palestras, dinâmicas, momentos de lazer com danças, tudo com foco em passar informações sobre a temática. 

A coordenadora do CAPS, Carlony Lessa falou sobre a ação.

“É muito importante trabalhar o Novembro Azul com os nossos usuários de forma dinâmica, para que possamos quebrar o preconceito sobre os cuidados com a saúde do homem e em especial, sobre a prevenção do câncer de próstata”, concluiu.

 

 

 

Compartilhe: