A educação de Coruripe segue sendo motivo de orgulho e destaque no cenário nacional. Pela primeira vez, alunas da Escola Municipal Liége Gama Rocha irão participar do torneio “Meninas da Matemática” (TM2), uma competição de alcance nacional que busca incentivar a representatividade feminina nas ciências exatas.
Criado em 2019, o Torneio nasceu com o objetivo de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas. Inspirado na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), o torneio já se consolidou como uma das principais iniciativas de valorização das meninas nas ciências exatas no Brasil.
Neste ano, a Escola Municipal de Educação Básica Liége Gama Rocha marca sua primeira participação no TM², após o excelente desempenho de suas alunas na Olimpíada Jacob Palis Júnior, realizada no dia 8 de junho de 2025, de forma on-line.
A Olimpíada Jacob Palis Júnior tem como propósito identificar e estimular jovens talentos para a matemática, incentivando precocemente estudantes a seguirem nas ciências. Sua proposta mais ampla é fortalecer a pesquisa, a ciência e a formação de futuras gerações de cientistas no Brasil, inspirados em nomes como o do medalhista Fields Artur Ávila.
Com esse espírito, a Escola Liége Gama Rocha, referência nacional em diversos aspectos, sobretudo na promoção da equidade abraçou a causa e agora estará representada por sete alunas na edição de 2025 do TM².
As estudantes disputarão a prova, que acontece no dia 17 de outubro, também em formato online, divididas entre dois níveis:
Nível 1
• Dnnifer Manuely dos Santos Silva – 7º A
• Úrsula de Almeida Romão – 7º A
Nível 2
• Maria Eduarda dos Santos Silva – 8º B
• Giovana Mattos Xavier – 9º A
• Júllia Luísa dos Santos – 9º A
• Maria Eduarda Viana Tavares – 9º A
• Sophia Mendes da Fonseca – 9º A
As quatro alunas que obtiverem as melhores classificações em âmbito nacional terão a oportunidade de representar o Brasil em torneios europeus de matemática, elevando ainda mais o prestígio da competição.
Este feito evidencia o compromisso da educação de Coruripe com a excelência acadêmica, a valorização do talento feminino e a promoção da equidade, consolidando o município como referência nacional em qualidade educacional e incentivo às ciências exatas.