Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Com liderança da Mestra Ivonete dos Anjos, segunda edição do curso valoriza o saber tradicional e promove autonomia feminina

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
O povoado de Bonsucesso retoma as oficinas de bordado filé, que seguem fortalecendo a identidade cultural e abrindo novos caminhos para a profissionalização de mulheres da comunidade. A iniciativa é conduzida pela Mestra Ivonete dos Anjos, reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas, e reúne doze participantes em uma jornada de aprendizado e valorização do saber tradicional.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Coruripe e parceria com a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bonsucesso (ADESCOBS). Esta é a segunda edição do projeto na comunidade, a primeira, realizada em 2023, teve foco na introdução à técnica e no resgate do fazer ancestral. Agora, a formação entra em uma fase mais aprofundada, permitindo o aprimoramento dos pontos, desenhos e aplicações.
“O retorno da Oficina de Filé aqui na nossa comunidade é sim um verdadeiro presente, uma oportunidade de aprender, valorizar e perpetuar essa arte tão nossa, que carrega a história, cultura e identidade de todos os envolvidos”, afirma Juliana Francisco, presidente da ADESCOBS. “É uma honra receber mais uma vez a Mestre Ivonete dos Anjos, Patrimônio Vivo de Alagoas. Muito obrigada à Mestra por compartilhar esse saber com tanto amor”, enfatizou a presidente da associação.
Sobre o Bordado Filé
Com origem nas tradições europeias trazidas por colonizadores portugueses e italianos, o bordado filé foi adaptado pelas comunidades pesqueiras do litoral sul alagoano, tornando-se um símbolo da cultura regional. A técnica, que se utiliza de uma rede de fios como base para bordados decorativos, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado desde 2014.
Além da beleza estética e do valor histórico, o bordado filé representa uma importante ferramenta de fortalecimento da economia criativa. As oficinas têm papel central na transmissão intergeracional desse saber, na valorização da cultura local e na promoção da autonomia das mulheres envolvidas.




.jpg)