Capacitação certificou 30 profissionais de diversos povoados do município
Texto: Leila Cristhina / Fotos: Dean Almeida
A Colônia de Pescadores Z-10, Dr. Castro Azevedo em parceria com a Marinha do Brasil e com apoio da Prefeitura de Coruripe, realizou no dia 04 de julho, o encerramento do curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional e/ou Motorista de Pesca no nível de habilitação - 1.
A capacitação que foi realizada na sede da Colônia Z-10, localizada no Pontal de Coruripe, certificou 30 profissionais. Durante as aulas teóricas e práticas os alunos receberam ensinamentos sobre as normas de segurança da navegação, noções de primeiros socorros, consciência ambiental entre outros.
O curso também proporcionou a possibilidade de abraçar outros campos de trabalho já que a região é forte também no turismo.
José Nunes, cerca de 30 anos de pesca, relatou: “Um curso importante que reavive o pescador, minha vida foi praticamente toda no mar. Quem trabalha nesse ramo tem que saber que, se for abordado no mar pela Capitania sem habilitação, a embarcação será notificada e apreendida. Ficou bem claro no curso, como o instrutor falou, ‘é igual dirigir um carro sem ser habilitado’ temos que ter segurança para nós e a tripulação”, concluiu.
“A Colônia de Pescadores Z-10 foi fundada em 05 de janeiro de 1921 e a gente tenta preservar os costumes. A atividade que é muito tradicional e ainda é o sustento de muitos de nossos irmãos pescadores foi e é passada de pai para filho continuamente. Esperamos em breve com essa parceria formar mais turmas com cursos diferentes. Nossa batalha é continuar essa tradição com segurança, pois a pesca seja no mar, no rio ou no mangue é o nosso maior patrimônio” disse José Augusto, presidente da Colônia Z-10.
A Colônia de Pescadores Z-10, Dr. Castro Azevedo conta com 900 associados e abrange Poxim, Lagoa do Pau, Pontal de Coruripe, Barreiras, Miaí de Cima, Miaí de Baixo e Bebedouro.