Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
12:00

Com o tema “Alagoas e seus enCantos” abertura dos Jogos Escolares 2024 celebra o esporte

Com o tema “Alagoas e seus enCantos” abertura dos Jogos Escolares 2024 celebra o esporte Esta é a segunda edição dos Jogos Escolares de Coruripe de forma unificada e contou a cerimônia de abertura foi repleta de belas apresentações

Compartilhar:
Com o tema “Alagoas e seus enCantos” abertura dos Jogos Escolares 2024 celebra o esporte

Texto: Leila Cristhina      Fotos: Dean Almeida

A segunda edição dos Jogos Escolares de Coruripe de forma unificada, foi aberta oficialmente na tarde da última sexta-feira (23), na Praça Geraldo Rolemberg Lessa (Praça do Skate), com uma cerimônia repleta de apresentações e mensagens que celebram o esporte, como meio para o desenvolvimento da amizade, do companheirismo, do espírito de equipe, da solidariedade, da fé e da vontade de vencer.

A prefeitura de Coruripe por meio da secretaria de Educação promoveu o desfile das escolas pelas ruas da cidade. O evento teve início saindo da Secretaria de Educação com as delegações acompanhadas das Fanfarras São José do Poxim e Anadeje Caetano de Feliz Deserto.

A abertura contou com a presença dos alunos, profissionais da educação e familiares dos estudantes. O evento teve como tema “Alagoas e seus enCantos” cercado de homenagens, apresentações culturais, momentos solenes e o acendimento da pira olímpica.

Segundo Rayara Beltrão, coordenadora de Educação Física da rede, os jogos escolares desempenham um papel fundamental no contexto pedagógico das escolas e vão além da prática esportiva. “A competição estimula o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e a socialização entre os estudantes. Além disso, proporcionam uma vivência lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais dos alunos. Que todos possam aproveitar cada momento dos jogos que com certeza ficará marcada em nossas vidas, afinal o esporte encanta e transforma``, destacou Rayara.

A 2ª edição dos jogos escolares do município, reuniu 16 escolas do fundamental I e II dos eixos Centro, Pindorama e Praias, a ideia de realizar uma única abertura para toda a rede, tem como propósito que todos tenham uma educação de qualidade e com equidade, onde todos os estudantes se unem com um único propósito, o amor pelo esporte, com respeito e integridade e assim alcançar o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver.

Na programação teve homenagem aos alunos das jornadas ampliadas esportivas das escolas, que se destacaram em 2024 em várias competições de nível Estadual e Nacional, nas modalidades Karatê, Badminton e Atletismo.

A aluna Graciely Lara da Escola Santa Ana recitou o poema Alagoas: sua Terra e sua Gente e em seguida o público assistiu as homenagens representadas pela dança em suas inúmeras manifestações: Alagoas Paraíso das Águas; Alagoas, Acervo e Memórias; Alagoas Feita a Mão e Alagoas, Cores e Sons.      

A tocha olímpica, símbolo do espírito esportivo, foi conduzida pelas mãos, de Givanilda Batista, representando todas as cozinheiras de Alagoas, Betina Ambrósio, representando o artesanato, Maria Betânia Santos Leite, patrimônio vivo da cultura de Alagoas representando as Baianas praieiras e de Claudenice dos Santos, pescador que representou todos que vivem da pesca.

Depois quem recebeu a tocha olímpica e fez o acendimento da pira foi o aluno José Talysson da Escola Santa Ana, que foi destaque no cenário esportivo, o estudante foi ouro e prata na Copa Alagoana de Karatê, ouro e bronze no Alagoano de Karatê, Bronze nos Jogos estudantis de Alagoas o JEAL e ouro no Open Alagoano de Karatê.

Finalizando a cerimônia o juramento foi feito pelo aluno Lucas Daniel, da Escola Francisco Amálio Maria, atleta medalhista na Paraolimpíada na modalidade de atletismo em arremesso de peso e dardo.

“Os jogos escolares são de extrema importância na grade curricular dos alunos, onde eles extravasam, confraternizam, se divertem e aprendem diversas coisas como, por exemplo, disciplina, respeito às regras, socialização entre seus colegas de sala e de outras salas. É um momento muito esperado por eles o ano inteiro na expectativa da competição”, finalizou Henrique Ramos, professor de Educação Física.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.