Entidades e usuários discutiram o melhoramento das políticas
de Assistência Social no município
Texto: Leila Cristhina / Fotos:
Dean Almeida
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Prefeitura Municipal de Coruripe, por meio da Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, realizou nesta terça-feira, (11) a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Coruripe. O encontro teve por objetivo a avaliação da política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência aconteceu no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional de Coruripe Mª Alice Beltrão de Castro Siqueira e reuniu usuários, representantes das Organizações da Sociedade Civil, autoridades locais e servidores do SUAS, que juntos debateram, avaliaram e votaram propostas a serem realizadas pelo setor nos próximos dois anos.
“Realizamos discussões, proposições para que pudéssemos avaliar e levar para as instâncias superiores da Conferência Estadual as propostas aqui elaboradas por todos. Então, esse momento foi de suma importância para discutirmos a política pública de Assistência Social no nosso município” explicou a presidente do CMAS, Cecília Gama.
A programação iniciou com o credenciamento dos participantes, abertura oficial, que contou com discursos das autoridades, começo dos trabalhos com leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Ainda no cronograma teve uma palestra sobre o tema da Conferência com a assistente social Marluce Pereira, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
Em seguida, foi feita a divisão dos grupos de trabalho para discussão dos eixos, financiamento, controle social, articulação, serviços, programas e projetos. Além de benefício e transferência de renda. Na sequência, as propostas elaboradas em cada eixo foram votadas.
Na plenária final foram escolhidos os Delegados que levarão as propostas para 14ª Conferência Estadual, a saber: Aparecida Falcão, Cecília Gama, Káthia Cristina Lessa e Ronaldo Barbosa.
“A conferência é uma oportunidade de todos usarem seu poder de fala e fazer propostas para melhorar o Sistema Único da Assistência Social. Queremos enquanto gestão, cada vez mais fortalecer e lutar para que possamos melhorar efetivamente essa política social para nossa gente em situação de vulnerabilidade. Cuidar do povo é uma prioridade no governo municipal”, pontuou Célia Gama, secretária de Assistência Social do Trabalho e da Mulher.