Com Padre Antônio Maria, Pontal de Coruripe celebra Bom Jesus dos Navegantes

Foto

Prefeito Marcelo Beltrão e primeira dama Lilli Beltrão também acompanharam

as festividades

Texto e fotos: Roberto Miranda

Desde os primeiros minutos do Ano Novo, a comunidade do Pontal, um dos principais distritos pesqueiros e turísticos de Coruripe, celebra seu protetor. O Bom Jesus dos Navegantes é o santo dos pescadores e de todos os que tiram o sustento das águas. Neste ano, uma participação especial, o Padre Antônio Maria presidiu a penúltima noite das celebrações.74

Aos 45 anos de sacerdócio, o padre celebrou na última quarta (05), uma missa na pequena Igreja do Bom Jesus dos Navegantes e, ao final, em praça pública, ainda cantou alguns dos seus grandes sucessos às centenas de fiéis e mandou um recado neste momento de dificuldades que enfrentamos.

“Quero aproveitar para desejar a todos vocês as bênçãos de Deus para um novo ano. Nossa vida é uma navegação, vamos navegar na onda do Cristo. Algumas pessoas querem estar na crista da onda, mas devemos estar na onda do Cristo. Muita fé e felicidade neste novo ano e que o Bom Jesus dos Navegantes nos proteja. Amém!!”, desejou o Padre Antônio Maria.

Fé e devoção

As celebrações em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe começaram no dia 1º e encerraram nesta quinta (06), com a tradicional procissão fluvial e terrestre percorrendo as principais ruas da comunidade.

Genivaldo Luz, 47 anos, há 30 tira o sustento da família das águas do Oceano Atlântico. E

nos últimos 10 anos, com seu barco, é um dos responsáveis por transportar um dos três andores da procissão, Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora e São Pedro.

Ele conta que pelo menos 7 vezes o Escudo do Coração de Jesus (nome do seu barco), transportou o andor com a Imagem do Bom Jesus, saindo do Pontal e navegando até o povoado Miaí de Cima.

“Todos os anos a Colônia de Pescadores realiza um sorteio entre os pescadores para saber qual barco vai levar os santos. O sorteio é realizado por crianças, uma forma escolhida para não ter qualquer tipo de privilégio. Durante todo este tempo, o Escudo do Coração de Jesus foi sorteado mais de dez vezes. E para levar o Bom Jesus, umas sete”, explicou o pescador como se dá a escolha dos barcos.

Bumba como é conhecido na comunidade, ao falar da felicidade em participar da procissão por mais de trinta anos, se emocionou bastante, deixando as lágrimas caírem pelo seu rosto.

"Para mim é uma alegria muito grande participar mais um ano desta festa. Só em estar aqui é motivo para comemorar. Nos últimos dois anos estamos enfrentando muitas dificuldades. A doença levou muita gente (Coronavírus). Perdemos amigos, familiares (emoção e lágrimas).... muita gente nos deixou. Então, eu e minha família temos que comemorar, por estar aqui em mais uma procissão do Bom Jesus dos Navegantes. Em mais um ano, Nosso Senhor me escolheu para ser o responsável por guiá-lo pelas águas. A minha felicidade não tem tamanho”, observou.

Ao lado da primeira dama de Coruripe e vice-prefeita de Jequiá da Praia, Lili Beltrão, o prefeito acompanhou todas as celebrações em homenagem ao santo protetor dos pescadores e padroeiro do Pontal de Coruripe.

“Foi uma semana muita linda de homenagens ao Bom Jesus dos Navegantes. Hoje a procissão fluvial mais um momento especial e lindo. Aproveito a oportunidade para pedir que tudo de ruim que aconteceu em 2021 fique para trás. E que 2022 seja um ano de muitas vitórias e dias melhores para todos nós. Que o nosso Bom Jesus dos Navegantes nos abençoe” encerrou o prefeito.

Compartilhe: