Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Mais de 20 comunidades participaram de uma das maiores programações juninas já promovidas no município, com valorização de artistas locais e fortalecimento da identidade cultural
Texto: Anne Rose/ Fotos: Secult Coruripe
Durante o mês de junho, Coruripe se transformou em um grande circuito cultural com a realização do projeto “Arraiás nas Comunidades”, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa, que uniu tradição, diversidade e participação popular, levou o espírito junino a mais de 20 localidades, entre bairros, povoados rurais e litorâneos, democratizando o acesso à cultura e consolidando uma nova forma de fazer política pública cultural no município.
Ao descentralizar os festejos e dividir a programação entre eventos realizados diretamente pela Prefeitura e festas organizadas pelas comunidades com apoio institucional, a gestão municipal possibilitou que o São João chegasse com estrutura, segurança e programação artística a diferentes regiões de Coruripe.,
“Nosso objetivo foi garantir que todas as regiões se sentissem parte da festa, com igualdade de condições e valorização de suas expressões culturais. A cultura precisa ser acessível a todos, e a descentralização é uma ferramenta essencial nesse processo”, afirmou o secretário de Cultura, Ricardo Curvêllo.
Cultura local e artistas em destaque
As festas promovidas pela Prefeitura contaram com palco, som, iluminação e atrações que movimentaram o público e valorizaram os talentos da cidade. Foram realizadas grandes celebrações em Barreiras, Lagoa do Pau, Poxim, Quadra S, Bonsucesso, Botafogo, Pontal e no Centro de Coruripe, onde aconteceu o tradicional Festival Junino.
Entre os artistas que animaram as noites estão Francis e Gledson, Huggo Tavares, Molek’s do Pagode, Luizinha Melo, Raí Ramalho, Claudio Rios, Chapolin do Brasil, Rafaella e Thiago, Mirella Show, Wellington Costa, Alef Batida de Luxo, Edelminho e Banda, Os Caras, Luizinha Melo, Eduardo Pollozzi, Nandinho, Gleyson Vaqueiro, Ases do Forró e Cláudio Rios. Cada apresentação trouxe à tona o talento da terra, a diversidade de ritmos e o envolvimento do público.
Nas festas comunitárias, o protagonismo foi dos moradores. Com apoio da Secretaria de Cultura em estrutura, atrações e suporte logístico, lideranças locais organizaram seus próprios arraiás com criatividade e engajamento popular. Cada festa refletiu o orgulho das comunidades em manter viva a tradição com autenticidade, espontaneidade e muita alegria.
Impacto econômico, social e cultural
Além da celebração popular, os arraiás tiveram efeitos concretos na economia e na convivência social. O comércio informal foi fortalecido, oportunidades de geração de renda foram criadas, e milhares de coruripenses puderam usufruir de espaços seguros de lazer e cultura, um impacto que vai além do entretenimento.
“O ‘Arraiás nas Comunidades’ nasceu do diálogo com a população e da valorização do que é nosso. Escutamos a população, os artistas, as lideranças. Cultura é pertencimento, é memória, é construção coletiva. Não estamos apenas promovendo eventos, estamos plantando raízes e reafirmando a identidade coruripense”, destacou Ricardo Curvêllo.
Com aprovação popular e repercussão positiva em todo o município, o projeto se consolida como referência de política cultural inclusiva e participativa. Em tempos de desafios sociais e econômicos, iniciativas como essa reafirmam o poder da cultura como ferramenta de transformação, fortalecimento comunitário e promoção da cidadania.