“Arraiás nas Comunidades" celebra a cultura popular e descentraliza festejos juninos em Coruripe

Foto

Mais de 20 comunidades participaram de uma das maiores programações juninas já promovidas no município, com valorização de artistas locais e fortalecimento da identidade cultural

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Secult Coruripe

 

Durante o mês de junho, Coruripe se transformou em um grande circuito cultural com a realização do projeto “Arraiás nas Comunidades”, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa, que uniu tradição, diversidade e participação popular, levou o espírito junino a mais de 20 localidades, entre bairros, povoados rurais e litorâneos, democratizando o acesso à cultura e consolidando uma nova forma de fazer política pública cultural no município.

 

Ao descentralizar os festejos e dividir a programação entre eventos realizados diretamente pela Prefeitura e festas organizadas pelas comunidades com apoio institucional, a gestão municipal possibilitou que o São João chegasse com estrutura, segurança e programação artística a diferentes regiões de Coruripe.,

 

“Nosso objetivo foi garantir que todas as regiões se sentissem parte da festa, com igualdade de condições e valorização de suas expressões culturais. A cultura precisa ser acessível a todos, e a descentralização é uma ferramenta essencial nesse processo”, afirmou o secretário de Cultura, Ricardo Curvêllo.

 

Cultura local e artistas em destaque

 

As festas promovidas pela Prefeitura contaram com palco, som, iluminação e atrações que movimentaram o público e valorizaram os talentos da cidade. Foram realizadas grandes celebrações em Barreiras, Lagoa do Pau, Poxim, Quadra S, Bonsucesso, Botafogo, Pontal e no Centro de Coruripe, onde aconteceu o tradicional Festival Junino.

 

Entre os artistas que animaram as noites estão Francis e Gledson, Huggo Tavares, Molek’s do Pagode, Luizinha Melo, Raí Ramalho, Claudio Rios, Chapolin do Brasil, Rafaella e Thiago, Mirella Show, Wellington Costa, Alef Batida de Luxo, Edelminho e Banda, Os Caras, Luizinha Melo, Eduardo Pollozzi, Nandinho, Gleyson Vaqueiro, Ases do Forró e Cláudio Rios. Cada apresentação trouxe à tona o talento da terra, a diversidade de ritmos e o envolvimento do público.

 

Nas festas comunitárias, o protagonismo foi dos moradores. Com apoio da Secretaria de Cultura em estrutura, atrações e suporte logístico, lideranças locais organizaram seus próprios arraiás com criatividade e engajamento popular. Cada festa refletiu o orgulho das comunidades em manter viva a tradição com autenticidade, espontaneidade e muita alegria.

 

Impacto econômico, social e cultural

Além da celebração popular, os arraiás tiveram efeitos concretos na economia e na convivência social. O comércio informal foi fortalecido, oportunidades de geração de renda foram criadas, e milhares de coruripenses puderam usufruir de espaços seguros de lazer e cultura, um impacto que vai além do entretenimento.

 

“O ‘Arraiás nas Comunidades’ nasceu do diálogo com a população e da valorização do que é nosso. Escutamos a população, os artistas, as lideranças. Cultura é pertencimento, é memória, é construção coletiva. Não estamos apenas promovendo eventos, estamos plantando raízes e reafirmando a identidade coruripense”, destacou Ricardo Curvêllo.

 

Com aprovação popular e repercussão positiva em todo o município, o projeto se consolida como referência de política cultural inclusiva e participativa. Em tempos de desafios sociais e econômicos, iniciativas como essa reafirmam o poder da cultura como ferramenta de transformação, fortalecimento comunitário e promoção da cidadania.

--

Compartilhe: