Coruripe Arretado 2025 estreia com grande público, muito forró e destaque para sustentabilidade e geração de renda

Texto: Anne Rose/ Fotos: Edvan Ferreira
O São João de Coruripe começou com o pé direito na noite desta quinta-feira (26), com o primeiro dia do Coruripe Arretado 2025 reunindo cerca de vinte mil pessoas no estacionamento do Mercado Público, segundo a Polícia Militar.
O evento reafirma seu compromisso com a tradição, a sustentabilidade e a valorização da economia local.
Além das apresentações vibrantes de Wellington Costa & Francis & Gledson, Galã, Baby Som e Calcinha Preta, o destaque também ficou para a estrutura montada no local e a atuação conjunta entre poder público e parceiros.
O prefeito Marcelo Beltrão participou da festa e destacou a importância da realização de grandes eventos para o fortalecimento da economia local.
“É uma alegria imensa ver o Coruripe Arretado começar com tanta energia. Ver esse espaço lotado, com segurança, alegria e o povo vibrando, mostra que estamos no caminho certo. E, acima de tudo, eventos como este movimentam o comércio de modo geral, lojas, supermercados, pousadas e hotéis, todos são impactados pela força dos eventos, e nós ficamos contentes em poder realizar ações que fomentam a geração de renda em nosso município”, explicou.
O secretário de Cultura, Ricardo Curvelo, destacou o resgate das tradições e a alegria de ver o espaço lotado.
“Ficamos muito felizes em celebrarmos essa primeira noite do Coruripe Arretado, um evento pensado com muito carinho para resgatar as nossas tradições, valorizar a cultura popular e impulsionar o comércio local. Ver este espaço completamente lotado, com tantas famílias reunidas, jovens, crianças e idosos, todos celebrando juntos, com segurança e muita animação, é motivo de orgulho e gratidão”, frisou.
Vindos de cidades vizinhas e até de outros estados, os visitantes elogiaram a estrutura e o clima da festa.
“Eu já tinha ouvido falar das belas praias daqui, mas nunca tinha vindo. Que energia boa nesse evento, povo acolhedor, tudo muito organizado. Ano que vem estou de volta”, disse Mariana Lima, que veio de Aracaju-SE com um grupo de amigos para curtir os festejos.
*Coleta Seletiva: sustentabilidade no ritmo do forró*
Durante a festa, a ASCAMARE (Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José) atuou na coleta seletiva de resíduos, além de outros catadores individuais. Em apenas uma noite, foram arrecadados pela associação cerca de 350 quilos de materiais recicláveis, entre latinhas de alumínio e garrafas PET.
“Além de colaborar com o meio ambiente, estamos garantindo uma renda extra para nossos associados. Geralmente, os eventos são muito importantes para alavancar nossos resultados”, ressaltou Carlos Guilherme, vice-presidente da Ascamare.
*Saúde e segurança garantidas*
Para garantir o bem-estar dos participantes, a Secretaria Municipal de Saúde montou um posto de atendimento no local, com profissionais de enfermagem e ambulância à disposição. Poucas pessoas procuraram atendimento, apenas para procedimentos simples.
Já a segurança ficou por conta da presença de um efetivo da Polícia Militar, com 50 policiais, além de 120 seguranças privados e bombeiros civis, que atuaram de forma integrada. Quarenta profissionais da SMTT também participaram do esquema de segurança. Nenhuma ocorrência grave foi registrada na primeira noite.
“O evento ocorreu de forma bem tranquila, sem maiores problemas. Nosso efetivo de 50 policiais, com 8 viaturas fazendo o trabalho interno e externo, contribuiu para que tudo ocorresse da melhor forma possível”, destacou o tenente Artur Lins, responsável pela equipe na primeira noite do evento.
*Economia pulsando nos bastidores*
Um dos motores da festa junina é a economia informal. Cerca de 30 ambulantes cadastrados trabalharam no primeiro dia do evento, vendendo comidas e bebidas.
“Esse São João é uma bênção! Consegui vender bastante, e ainda tem mais amanhã. A festa atrai gente de toda parte, e isso movimenta tudo por aqui”, comemorou Sandro Silva, ambulante que trabalha com bebidas.
Com brilho nos olhos e muito forró no coração, Coruripe mostrou que sabe fazer festa com responsabilidade, segurança e alegria. Nesta sexta (27), o Coruripe Arretado 2025 continua com Estrada 101, Samyra Show, Sâmya Maia e o aguardado Bell Marques. A expectativa é de mais uma noite histórica, você não pode ficar de fora!
Notícias relacionadas

Festa do Comerciante acontece nesta sexta-feira (7) com grandes atrações
O evento vai acontecer no Centro da cidade e promete agitar o público com grandes atrações musicais, como o Grupo Intenção e o cantor Huggo Tavares.
Coruripe participa da Semana Estadual do Livro e das Bibliotecas de Alagoas 2025 com programação especial
Evento celebra o Dia Nacional do Livro e reúne atividades literárias, culturais e artísticas em todo o Estado
Portugal em Cena aquece economia de Coruripe e valoriza empreendedores locais
A iniciativa reuniu artistas, empreendedores e visitantes de diversas regiões, fortalecendo o potencial turístico e cultural de Coruripe e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
Coruripe oferece transporte gratuito para a 8ª edição do Circuito Alagoano Portugal em Cena
Ao todo, serão três rotas atendendo diversas comunidades do município, com horários pensados para garantir comodidade e segurança à população..jpg)
