Coruripe cumpre mais uma etapa para conquista do selo Unicef

Foto

Secretarias se uniram para reduzir a evasão escolar

 

Texto e foto (arquivo): Roberto Miranda 

O município de Coruripe recebeu a confirmação no início da semana que cumpriu mais um requisito para alcançar o selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A etapa alcançada avaliza que todas as Secretarias trabalharam juntas contra a evasão escolar. 

De acordo com o articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança, Hélio Oliveira, essa etapa é muito importante e significa que Coruripe trabalhou ativamente para reduzir a evasão escolar. 

“Este requisito quer dizer que todas as pastas se uniram para não deixar alunos fora da sala de aula. O que é isso: a direção escolar detecta alunos que estão fora da sala de aula, por motivos diversos, ou estão faltando muito. Mas, esses motivos podem ser sanados pelo poder público. Como por exemplo: alimentação e saúde. Risco alimentar, enviamos equipes da Assistência Social para que possamos entrar com cestas básicas e, até a inscrição em programas sociais. Em relação à saúde, mandamos equipes para detectar e procurar trabalhar para que a saúde da criança possa ser estabelecida. Então, o município de Coruripe trabalhou para reduzir a evasão escolar, uma união de todas as Secretarias municipais pelo bem do aluno”, explicou o articulador. 

Essa etapa de busca ativa escolar foi alcançada, em que todas as crianças em idade escolar estão matriculadas e assistindo aulas nas redes municipal e estadual de ensino. O requisito é mais uma etapa para que Coruripe alcance o selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

 

O Selo 

O articulador em Coruripe, Hélio Oliveira, avaliza que a conquista do Selo Unicef é uma afirmação feita por uma entidade internacional que o município cumpre uma agenda de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, de zero a 18 anos.  

“Ser reconhecido com o Selo Unicef significa ser creditado pelas Nações Unidas que estamos cumprindo uma agenda de políticas públicas voltada às crianças e adolescentes de zero a 18 anos. E essas políticas alcançam todas as esferas e uma série de metas, como busca ativa escolar, vacinação infantil, zerar a mortalidade infantil. E a cada ano, novas metas são incluídas. Nesta edição do Selo Unicef incluiu nas metas o tratamento de crianças com algum transtorno psíquico. Essa meta o Unicef estabelece tempo para que possamos alcançar. Desta forma que funciona. Para simplificar, o Selo Unicef é uma entidade internacional que dar credibilidade, avaliza através de metas e números cumpridos que aquela cidade destina recursos e cumpre políticas públicas em benefício das crianças e adolescentes de zero a 18 anos”, encerrou, o articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança, Hélio Oliveira.

Compartilhe: