Coruripe inicia planejamento estratégico para conquistar novo ciclo do Selo UNICEF (2025–2028)
Município já é certificado na edição anterior e busca manter o reconhecimento pelas ações voltadas à infância e adolescência.

Texto e fotos: Anne Rose
A Prefeitura de Coruripe, por meio da Comissão Intersetorial nomeada pelo prefeito Marcelo Beltrão, deu início às atividades do novo ciclo do Selo UNICEF (2025–2028). A reunião inicial da equipe aconteceu nesta terça-feira (4), no auditório da Secretaria de Educação e teve como foco o alinhamento das metas e estratégias que deverão ser cumpridas ao longo dos próximos anos.
Coruripe já é município certificado pelo Selo UNICEF na edição anterior (2021–2024) e agora se prepara para garantir novamente a certificação, que reconhece boas práticas de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em áreas como educação, saúde, assistência social, entre outras.
Durante a reunião, foram discutidas as principais metas e responsabilidades das secretarias municipais, com destaque para os três pilares da iniciativa: Saúde, Educação e Assistência Social. Cada pasta terá ações específicas, divididas em três formas de comprovação: dados fornecidos por plataformas do governo federal, indicadores acompanhados pela plataforma do Selo UNICEF e relatórios produzidos diretamente pelas comunidades locais.
Segundo a comissão, embora muitas das ações exigidas pelo Selo já façam parte da rotina das secretarias, a novidade está na sistematização e comprovação formal dos resultados. A metodologia do Selo exige acompanhamento contínuo e registro detalhado das atividades para garantir a pontuação necessária ao final do ciclo, em 2028.
Outro ponto central é a participação ativa de crianças e adolescentes, por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que será responsável por contribuir diretamente na construção do plano de ação municipal. A escuta da juventude é um dos critérios obrigatórios para a certificação.
“O próximo passo agora é justamente construir esse plano de ação com a participação de toda a rede e da comunidade. Os adolescentes também vão opinar, sugerir ideias e acompanhar de perto cada atividade. Esse envolvimento coletivo é essencial para o sucesso do município”, explicou Hélio Oliveira, membro da Comissão Intersetorial do Selo.
Ele destacou ainda, que Coruripe já mostrou que tem compromisso com a infância e juventude ao conquistar o Selo na edição passada. “Nosso trabalho é contínuo e agora, iniciamos um novo ciclo com a mesma seriedade. Nosso objetivo é cumprir cada etapa de forma contínua, sem perder pontuação, para que em 2028 possamos comemorar novamente a certificação. Mais do que um selo, isso representa o cuidado e a atenção com o futuro das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.
Sobre o Selo Unicef
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com os municípios, para incentivar políticas públicas eficazes e sustentáveis na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Prefeito Marcelo Beltrão anuncia inauguração de creche e mais uma Unidade de Saúde em Coruripe
As entregas dos novos equipamentos públicos acontecem na próxima semana. A nova Creche Edelmo Azevedo, em Pindorama, será inaugurada na segunda (08). Já na quinta (11), será a entrega da nova UBS Rubem Wanderley, no conjunto Barro Preto II
“A educação a distância é uma aliada para transformar vidas”, afirma Marcelo Beltrão na abertura do III Encontro de Gestores UAB em Coruripe
Evento, que teve a solenidade de abertura nessa quinta (21), reuniu coordenadores de polos e representantes das Instituições de Ensino Superior na Câmara Municipal de Vereadores
Coruripe realiza 2ª Audiência Pública do PIGT com foco em diretrizes para o futuro do município
Evento será no dia 20 de agosto e reforça o compromisso com a escuta ativa da população no planejamento urbano e territorial.