Seminários e Oficinas abordam temas como mobilidade urbana, espaços públicos, habitação, meio ambiente, patrimônio e turismo
Coruripe promoveu de 17 a 19 deste mês, por meio do Programa Integrado de Gestão Territorial (PIGT), seminários e oficinas participativas que abordaram temas como mobilidade urbana, espaços públicos, habitação, meio ambiente, patrimônio e turismo, visando identificar, em conjunto, problemas e oportunidades para o desenvolvimento das comunidades.
Os seminários do PIGT aconteceram pela manhã no auditório da Secretaria de Educação (Semed), e foram momentos de reflexão, planejamento e troca de conhecimentos com empresários, lideranças locais e profissionais dos setores de turismo, cultura, imobiliário, meio ambiente, indústria e comércio.
“Participamos do Seminário que teve como tema Indústria e Comércio juntos aos empresários locais discutimos sobre o Plano Diretor, o planejamento para os próximos 10 anos do nosso município. Abordamos os pontos positivos e negativos que existem para serem trabalhados e para serem corrigidos e melhorar ainda mais os pontos positivos. Estamos dispostos a unir forças, conhecimento e entender as reais necessidades do nosso comércio e indústria para que possamos dar condições do município crescer ainda mais abraçando a todos”, pontuou Alissandra Severiano, secretária de Indústria, Comércio e Economia Solidária.
As oficinas participativas foram realizadas de forma paralela, em locais diferentes do município, (área rural, praia e urbana) contando com grande participação da população. Durante os encontros, foram discutidas as necessidades e desafios de cada região, coletando sugestões valiosas para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à gestão territorial do município.
Lenira Domingos, professora, agricultora e moradora de Pindorama falou da experiência da oficina participativa. “Essas oficinas que estão acontecendo em todo o Coruripe é um momento de grande significado. Estarmos aqui como moradores e cidadãos contribuindo nas decisões da revisão do Plano Diretor, que é um instrumento de grande importância para o desenvolvimento do nosso município, decidindo como queremos o futuro de Coruripe nos próximos 10 anos” disse entusiasmada.
“O Programa Integrado de Gestão Territorial está em andamento, com a atualização do Plano Diretor, Mobilidade Urbana, Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Na última audiência pública, discutimos e ouvimos as necessidades do povo coruripense. A participação da população é fundamental para moldarmos juntos o futuro do município”, disse Melissa Mota, da equipe LOG Estratégia.
O Plano Diretor Participativo é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano. Ele é definido como um conjunto de normas elaboradas pelo poder público em parceria com a sociedade, visando promover a cidade desejada e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Esse plano organiza o crescimento e o funcionamento do município, com o objetivo de garantir a função socioambiental da cidade.
O Programa Integrado de Gestão Territorial tem como objetivo criar diretrizes de gestão territorial que considerem a realidade atual do município e suas particularidades urbanas, ambientais, socioeconômicas, culturais e turísticas. Isso será feito por meio da revisão do Plano Diretor Municipal e da elaboração de dois planos auxiliares: Plano Auxiliar de Mobilidade Urbana e Plano Auxiliar de Turismo Sustentável. O Programa será estruturado em três eixos principais: desenvolvimento urbano, mobilidade urbana e turismo sustentável.