Evento também busca um norte para políticas públicas pós-pandemia para esse grupo afetado
Texto e fotos: Roberto Miranda
Foi realizada durante toda esta quarta-feira (19), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Coruripe, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher.
A conferência que visa o debate e aprovação de propostas voltadas ao trabalho com crianças e adolescentes no município trouxe o tema: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da COVID-19: Violações e vulnerabilidade, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.
A presidente do CMDCA, Dayse Uchôa, explicou qual o propósito de se realizar a conferência neste momento pós-pandemia. “Com a pandemia, as políticas públicas da criança e do adolescente foram fragilizadas. Com a conferência de hoje levantamos todas as fragilidades com as redes e discutimos propostas para melhorar os pontos que merecem atenção, saúde, esporte, assistência e educação”, explicou.
A técnica acrescentou que: “Tudo que foi levantado nos eixos desta quarta vamos levar para a conferência estadual e nacional. Esse debate de hoje é de suma importância. É a contribuição de Coruripe e as nossas dificuldades e fragilidades detectadas durante a pandemia. Com a nossa ajuda a partir da conferencia, podemos melhorar tudo que as nossas crianças e adolescentes enfrentaram. Esse é o objetivo principal da 6ª Conferência, unir os eixos que trabalham pelo bem estar deles”, encerrou Dayse Uchôa.
As propostas elaboradas
pelos eixos/grupos nesta quarta-feira serão enviadas para o evento estadual.