Coruripe recebe a 2ª Semana da e do Assistente Social com Foco em Justiça Ambiental e Combate à Desigualdade

Foto

A iniciativa integra a programação especial que o CRESS Alagoas está promovendo em diversas cidades do estado em comemoração ao Dia da e do Assistente Social

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Ronaldo Paulo

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS Al), promoveu nesta terça-feira (20) a abertura da 2ª Semana do e da Assistente Social. Com o tema deliberado coletivamente pelo conjunto CFESS-CRESS “A gente defende a justiça ambiental para combater a desigualdade social”, o evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Saúde.

A iniciativa integra a programação especial em comemoração ao Dia da e do Assistente Social que, em Coruripe segue com programação na SMS nos dias 21 e 22 de maio. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão, fortalecimento profissional e reafirmação do compromisso da categoria com a luta por direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Representando o secretário Maykon Beltrão, George Leite, coordenador Municipal da Atenção Primária à Saúde, participou da abertura da Semana e falou: “É um prazer para a gestão municipal sediar a Semana do Serviço Social em Coruripe. A Atenção Primária à Saúde reconhece o papel fundamental desses profissionais, que nos ajudam a ter um olhar mais amplo sobre as determinantes sociais da saúde, incluindo as questões ambientais. A participação do Serviço Social é essencial para enxergar e enfrentar as desigualdades em nossa comunidade", enfatizou.

O evento contou com a participação dos palestrantes: Luiz Felipe Barros Silva, geógrafo e bacharel em Serviço Social, que trouxe sua especialização para discutir a intrínseca relação entre questões ambientais e desigualdade social, e Rayane Maria Faria Santana, assistente social graduada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que compartilhou suas experiências e perspectivas sobre o papel do Serviço Social na defesa da justiça ambiental.

"Como assistente social da Saúde em Coruripe, é gratificante ver o reconhecimento do nosso trabalho, e faço questão de ressaltar a visão do prefeito Marcelo Beltrão e do secretário Maykon Beltrão por valorizar o Serviço Social na saúde. A temática escolhida para este ano, que ressalta a urgência de um olhar atento para as questões ambientais como determinantes para a justiça social, é algo que vivemos no dia a dia. A degradação ambiental afeta desproporcionalmente as populações mais vulneráveis, aprofundando as desigualdades que tanto combatemos. Nesse contexto, o Serviço Social se posiciona como um ator fundamental na defesa de direitos e na construção de alternativas para um futuro mais sustentável e equitativo para todos", destacou.

O evento é voltado para profissionais e estudantes de Serviço Social interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a temática e fortalecer sua atuação profissional, explicou Valéria Coelho, presidente do CRESS Alagoas. "Como presidente do CRESS, em nossa gestão 'Do Litoral ao Sertão', estamos comprometidos em levar as discussões do Serviço Social para todo o estado. Nesta Semana do e da Assistente Social, aprofundamos o debate sobre a Justiça Social e Ambiental para Enfrentar a Desigualdade Social, levando a Coruripe, Flexeiras e Palmeira dos Índios. Em Coruripe, por exemplo, a parceria com os assistentes sociais da saúde foi fundamental para essa troca enriquecedora”, completou.
Compartilhe: