Coruripe sedia seminário da Defesa Civil estadual sobre o inverno de 2023

Foto

Evento trouxe técnicos do Estado para dialogar com representantes também dos municípios vizinhos

 

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida 

O município de Coruripe sediou nesta terça-feira (28), o 1º Seminário Inverno 2023: Preparação para a Quadra Chuvosa. O evento trouxe técnicos da Defesa Civil e Semarh, para debater com profissionais da área também dos municípios vizinhos no auditório da Câmara de Vereadores, diversos temas relacionados ao período.  

O coordenador de Defesa Civil de Coruripe, Ricardo Pacheco, esclareceu que o ciclo de palestras foi muito importante, uma demonstração que o município já vem se preparando de forma preventiva para o período chuvoso. 

“O seminário de hoje é mais uma demonstração de que estamos trabalhando de forma preventiva. Estamos saindo na frente de outros municípios, queremos evitar surpresas, caso tenhamos chuvas intensas. Reunimos técnicos da Defesa Civil estadual e da Semarh para debatermos com os interessados o papel da Defesa Civil e sobre as previsões de chuva para a quadra. Este é o papel do poder público, trabalhar pela população e tentar reduzir os impactos das chuvas que possam vir a cair. Assim, outras discussões deverão acontecer ainda este ano”, explicou. 

O primeiro palestrante da tarde foi o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinicius Pinho. 

“Hoje abordamos ainda com os presentes o que aconteceu no ano 2022 e as chuvas intensas. Trouxemos gráficos que mostraram os fenômenos meteorológicos naquele período intenso. Discutimos também se o que ocorreu no ano passado pode voltar a acontecer, focamos muito nisso. Mostramos as condições oceânicas e atmosféricas que permanecem severas para novas ocorrências na região. Apesar das perspectivas, a partir da metade do período chuvoso, a tendência é uma redução gradual. A tendência é um inverno com chuvas menos intensas que em 2022”, pontuou o meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas. 

No Litoral Sul existem muitas barragens, incluindo no entorno de Coruripe, que acabam por afetar diretamente o cotidiano da população. Para falar sobre o tema, o seminário contou com a participação do major do Corpo de Bombeiros e técnico da Defesa Civil, Alan Cavalcante. 

“Aqui em Coruripe palestramos sobre o Papel da Defesa Civil na Política de Segurança de Barragens, um tema complexo. Porém, vários estudos científicos subsidiam a segurança da população, tanto a montante, quanto a jusante das barragens. E aqui em Coruripe existem algumas barragens que estão passando por processo de liberação para a realização de simulados, de planos de ações e emergências para proteger toda a população, caso venham a se romper. Então, tudo sobre este importante tema foi abordado nesta terça aqui na cidade”, encerrou. 

Participaram do 1º Seminário Inverno 2023: Preparação para a Quadra Chuvosa, Coordenadores e técnicos da Defesa Civil Municipal de Coruripe e cidades vizinhas, Usinas Coruripe e Pindorama, Vereadores, secretários municipais e todos os técnicos dos órgãos municipais que lidam com emergências ou desastres naturais de forma direta ou indireta.

Compartilhe: