Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Evento trouxe técnicos do Estado para dialogar com representantes também dos municípios vizinhos

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
O município de Coruripe sediou nesta terça-feira (28), o 1º Seminário Inverno 2023: Preparação para a Quadra Chuvosa. O evento trouxe técnicos da Defesa Civil e Semarh, para debater com profissionais da área também dos municípios vizinhos no auditório da Câmara de Vereadores, diversos temas relacionados ao período.
O coordenador de Defesa Civil de Coruripe, Ricardo Pacheco, esclareceu que o ciclo de palestras foi muito importante, uma demonstração que o município já vem se preparando de forma preventiva para o período chuvoso.
“O seminário de hoje é mais uma demonstração de que estamos trabalhando de forma preventiva. Estamos saindo na frente de outros municípios, queremos evitar surpresas, caso tenhamos chuvas intensas. Reunimos técnicos da Defesa Civil estadual e da Semarh para debatermos com os interessados o papel da Defesa Civil e sobre as previsões de chuva para a quadra. Este é o papel do poder público, trabalhar pela população e tentar reduzir os impactos das chuvas que possam vir a cair. Assim, outras discussões deverão acontecer ainda este ano”, explicou.
O primeiro palestrante da tarde foi o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinicius Pinho.
“Hoje abordamos ainda com os presentes o que aconteceu no ano 2022 e as chuvas intensas. Trouxemos gráficos que mostraram os fenômenos meteorológicos naquele período intenso. Discutimos também se o que ocorreu no ano passado pode voltar a acontecer, focamos muito nisso. Mostramos as condições oceânicas e atmosféricas que permanecem severas para novas ocorrências na região. Apesar das perspectivas, a partir da metade do período chuvoso, a tendência é uma redução gradual. A tendência é um inverno com chuvas menos intensas que em 2022”, pontuou o meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas.
No Litoral Sul existem muitas barragens, incluindo no entorno de Coruripe, que acabam por afetar diretamente o cotidiano da população. Para falar sobre o tema, o seminário contou com a participação do major do Corpo de Bombeiros e técnico da Defesa Civil, Alan Cavalcante.
“Aqui em Coruripe palestramos sobre o Papel da Defesa Civil na Política de Segurança de Barragens, um tema complexo. Porém, vários estudos científicos subsidiam a segurança da população, tanto a montante, quanto a jusante das barragens. E aqui em Coruripe existem algumas barragens que estão passando por processo de liberação para a realização de simulados, de planos de ações e emergências para proteger toda a população, caso venham a se romper. Então, tudo sobre este importante tema foi abordado nesta terça aqui na cidade”, encerrou.
Participaram do 1º Seminário Inverno 2023: Preparação para a Quadra Chuvosa, Coordenadores e técnicos da Defesa Civil Municipal de Coruripe e cidades vizinhas, Usinas Coruripe e Pindorama, Vereadores, secretários municipais e todos os técnicos dos órgãos municipais que lidam com emergências ou desastres naturais de forma direta ou indireta.




