Curso de Análise do Comportamento Aplicada para o Autismo é realizado pela primeira vez em Coruripe

Foto

 Treinamento é direcionado para profissionais da saúde, educação, pais e cuidadores que desejam fazer a diferença na vida da pessoa com autismo


Texto e fotos: Anne Rose

 

A Secretaria de Saúde de Coruripe em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) trouxe para o município um importante curso, que irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social da pessoa com autismo. A capacitação de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é direcionada aos profissionais da saúde, educação, pais e cuidadores que desejam fazer a diferença na vida da pessoa com autismo. O objetivo é orientar os profissionais que desejam se especializar em análise de comportamento aplicado.

O psicólogo e técnico da Superintendência da Pessoa com Deficiência (Supere) da Sesau, Henrique Jônata, explicou como funciona o curso.  

“A formação em aplicador ABA permite que as pessoas que concluírem o curso, sejam aptas a trabalhar com aplicação e trato de crianças e adolescentes com autismo, tanto no contexto pedagógico como clínico, ajudando a atender melhor a demanda da região. O curso tem um total de quatro aulas, com uma avaliação final e certificado de 40h para os aprovados”, frisou.  

De acordo com a psicóloga da secretaria de Saúde, especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA) Infantil, Dênya Lessa, o curso só vem a somar com todo o trabalho que vem sendo desenvolvido com os pacientes no município. 

“Quando iniciei os atendimentos há seis anos não tinha pacientes autistas, com a disseminação da informação e a preparação da rede pública de saúde a procura cresceu muito, hoje atendo 23 crianças e adolescentes com TEA. A preparação dos profissionais para trabalhar com esse público é fundamental, pois as técnicas se renovam, evoluem e precisamos estar aptos para fazer sempre o melhor. Portanto, estou muito feliz com a vinda do Curso ABA para Coruripe, tenho certeza que irá fortalecer bastante nossa rede de atendimento”, afirmou.  

Maria Edna, do distrito de Barreiras, é mãe de um autista de 15 anos. Ela disse estar contente por participar de um curso tão rico em conteúdo. “Meu filho foi diagnosticado com TEA aos cinco anos, de lá para cá enfrentamos muitos desafios juntos, mas sempre procurei me capacitar para poder ajudá-lo da melhor forma possível. Quando surgiu a oportunidade de participar do curso ABA aqui em Coruripe agarrei com as duas mãos. O curso é muito rico em conteúdo e está sendo incrível fazer parte dessa turma. Estou aprendendo a trabalhar com muitas ferramentas que irão contribuir ainda mais para o desenvolvimento do meu filho”, ressaltou.  

A mãe agradeceu ainda pelo olhar diferenciado da gestão com os pacientes autistas.

“Sou grata a gestão do prefeito Marcelo Beltrão por ter essa sensibilidade e olhar diferenciado em relação às pessoas com autismo. Espero também que em breve o Centro de Reabilitação fique pronto, para que possamos realizar todo o tratamento das nossas crianças e adolescentes, evitando para eles o estresse e cansaço das viagens para Maceió”, concluiu emocionada.    

A psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da secretaria de Saúde de Coruripe, Carlony Silva, destacou que o curso amplia e fortalece a rede de atendimento para o autismo no município.  

“A ideia foi trazer para participar do curso agentes estratégicos que atuem de alguma forma com pessoas com TEA, então temos em nossa turma psicólogas, terapeuta ocupacional, pedagogas e mães de autistas, para que assim nossa rede possa ser fortalecida. Onde cada um desses agentes dentro da sua atuação, possa ter conhecimento para identificar e encaminhar para o órgão competente crianças e adolescentes com o diagnóstico”, pontuou. 

Carlony Silva, falou ainda do curso como um avanço das políticas públicas voltadas à saúde mental em Coruripe. 

“Esse curso em nosso município é um grande avanço nas políticas públicas voltadas aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista, tenho certeza que é apenas o começo de muitas coisas boas que ainda virão. Gratidão ao prefeito Marcelo Beltrão, secretário de Saúde Pedro Madeiro e toda equipe por esse olhar aguçado no quesito saúde mental em Coruripe” finalizou a coordenadora.

 

Compartilhe: