Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado com blitz educativa realizada pelo Programa Farol das Gerações

Foto

As ações de conscientização seguem durante todo o mês em alusão ao Junho Violeta

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda

 

A Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher de Coruripe, através do Programa Farol das Gerações, realizou na manhã desta terça-feira (15), uma blitz educativa em frente a UPA para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

 

A ação que faz parte do Junho Violeta teve como objetivo sensibilizar motoristas e pedestres sobre a importância de valorizar a vida da pessoa idosa. O momento que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) teve distribuição de panfletos e orientações sobre o tema.


“O dia 15 de junho é um dia muito importante na luta pela conscientização da violência contra a pessoa idosa, hoje realizamos esse momento educativo e seguiremos com outras ações durante todo o mês para lembrar a relevância dessa temática. O Farol das Gerações atende em média 100 idosos do município que se enquadram no perfil de violência, seja ela física, sexual, psicológica, econômica/financeira, negligência e auto negligência. Nosso foco é atender esse público e tentar minimizar os impactos causados pelos mais variados tipos de violência na vida deles”, explicou Kátia Cristina Lessa, coordenadora do Programa Farol das Gerações.


Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência. Pela segurança do idoso é importante denunciar, procure as Unidades Básicas de Saúde, delegacias, disque 100 (Direitos Humanos) ou

190 - Polícia Militar (para situações de risco iminente).

 

Sobre o Junho Violeta

 

Trata-se de uma mobilização em prol da conscientização da violência contra a pessoa idosa. Durante o mês, várias entidades de atenção e cuidado aos idosos realizam atividades de cunho socioeducativo contra casos de maus-tratos e violência a pessoa idosa.



Compartilhe: