Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é marcado por ação da Secretaria de Saúde na Ascamare

Foto

 

A iniciativa que levou testes rápidos, vacinas e palestra para os trabalhadores faz parte também do calendário do Julho Amarelo, mês de prevenção às Hepatites virais

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Cidcley Ferreira

 

No dia 27 de julho é lembrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, e em alusão a data, a Secretaria de Saúde realizou uma ação na Ascamare que integrou o departamento de Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Núcleo de Apoio à Saúde (Nups).

 

A ação que teve como foco mostrar a importância da classe dos catadores e dos cuidados com a saúde física e mental, contou com uma palestra ministrada pelo psicólogo do Nups, Célio Antônio, com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, distribuição de preservativos e atualização do cartão de imunização, com vacinas contra o tétano, febre amarela e Influenza.

 

A diretora do departamento de Saúde do Trabalhador, Esmeralda Rocha explicou que o projeto visa levar essa ação para outras classes de profissionais.

 

“A vigilância em Saúde vem trabalhando de forma integrada para levar aos mais diversos públicos, saúde e qualidade de vida. Através do Departamento de Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Nups, nasceu esse projeto que pretende estender essa ação de hoje para diversos públicos de profissionais. Sempre levando informações sobre a prevenção, promoção e tratamento de várias doenças.”

 

O presidente da Ascamare, José Barrerito destacou a importância de ações como essa em prol do trabalhador.

 

“Esses momentos organizados pela secretaria de Saúde são muito importantes, pois sempre aprendemos algo novo sobre como cuidar melhor da nossa saúde e da nossa família. Em uma palestra como a de hoje aprendi que temos que manusear com cuidado objetos perfurocortantes e passei para minha esposa que não se pode emprestar alicate de unha, pois através dele podemos ser contaminados com alguma doença”, comentou.

 

Célio Antônio, psicólogo e membro do NUPS falou sobre a importância de trabalhar políticas públicas que atendam as necessidades das classes.

 

 “Levar políticas públicas de Saúde que atendam as necessidades dos que mais precisam é um dos papéis fundamentais de uma gestão comprometida com a população. O Nups integrado com os demais setores trabalha na promoção de ações que visam fortalecer essas políticas e fazer o que estamos fazendo aqui na Ascamare, cuidando desses trabalhadores que desempenham um papel fundamental para a sociedade com o trabalho de reciclagem”, frisou o psicólogo.

 

Gustavo Freire, diretor da Vigilância Ambiental destacou que trabalhar de forma integrada é possibilitar levar mais e melhores serviços à população. 

 

“Quando trabalhamos integrados podemos oferecer ao nosso público serviços que melhor atendam suas necessidades reais. Esse projeto de integração se deu a partir do Plano de Coleta Seletiva que o município vem elaborando. Mas, a ideia cresceu e agora também atenderemos outros públicos”, concluiu. 


A ação contou com a presença da responsável pela área de educação ambiental e resíduos sólidos da secretaria de Meio Ambiente, Rennyse Rodrigues Cruz.










Compartilhe: