Ação busca encontrar soluções para evitar a evasão escolar; Secretarias de Educação e Saúde unidas com esse propósito
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
A Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (31), a Primeira Oficina PSE – Um Olhar Integral à Saúde da Escola. O encontro que aconteceu na sede da Secretaria de Saúde reuniu profissionais da Saúde e Educação durante toda a manhã e contou ainda com palestras sobre o tema.
Risoneide Vasconcelos, nutricionista e coordenadora de Alimentação da Secretaria de Saúde de Coruripe explicou o motivo do encontro.
“Este encontro de hoje serviu para mostrar como o Programa Saúde na Escola é executado e quais as consequências do não cumprimento das metas, que pode acarretar a perda até de recursos. Queremos que os profissionais envolvidos entendam a sua importância de se fazer o PSE, de se cumprir as metas. O programa é uma ação de prevenção, promoção e cuidados com alunos do município. É olhar aquela situação com os alunos, se aquela criança ficou doente por algum fator ocasionado pelo local em que mora, por motivos diversos. O PSE é muito importante por vários fatores como falei e precisamos de apoio de muita gente para que isso ocorra”, explicou.
Eloy Martins é biólogo e responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado da Saúde. O técnico foi palestrante convidado para falar aos presentes a importância do PSE para o município e toda a sua comunidade escolar.
“Falar
do PSE é um privilégio. Fazer saúde na escola é uma demanda que lutamos o tempo
todo para que os alunos tenham qualidade de vida, estamos lutando para evitar
que ele adoeça, lutando para evitar a evasão escolar. Estamos trabalhando,
construindo com todos os profissionais da escola qualidade de vida, ações que
buscam resolver problemas que alunos e seus familiares estejam passando. E
enquanto Saúde e Educação unidas, solucionar os problemas e proporcionar
qualidade de vida para os nossos alunos”, encerrou.