Estudantes de Coruripe farão simulado para a prova Saeb 2021

Foto

Alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental estão sendo preparados para teste que avalia os níveis de aprendizagem dos estudantes

 

Texto: Salmon Monteiro / Fotos: Roberto Miranda 

Os estudantes da rede municipal de ensino de Coruripe estão em preparação para um importante teste de conhecimento. Trata-se da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, que acontecerá no mês de novembro. Até a avaliação, alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental serão submetidos a simulados com o conteúdo programático da prova Saeb. 

A ação tem como objetivo elencar os descritores da prova Saeb 2021, por meio de um diagnóstico qualitativo e eficaz, em busca de melhorias na qualidade de ensino e propostas pedagógicas em torno de uma educação pública de qualidade. 

Todos os estudantes irão participar e a data prevista para a aplicação do simulado será nos dias 13 e 14 de outubro, presencialmente, nas escolas municipais. 

Essa será a primeira edição do simulado, mas uma série de ações estão inseridas em um plano estratégico da Secretaria de Educação de Coruripe (Semed) para fomentar formações contínuas e garantir uma aprendizagem contínua dos estudantes. 

Segundo a coordenadora do Saeb, Bartyria Barbosa, mesmo diante da pandemia, as estratégias foram consolidadas. “Realizamos o Workshop IDEB 2021 sobre práticas de recuperação para o avanço no IDEB. Além do workshop, promovemos intercâmbio on-line entre escolas, gincanas presenciais seguindo os protocolos de segurança, olimpíada para intensificar os descritores da matriz SAEB, entre outras atividades. Todas essas ações da pasta e das escolas garantirão a diminuição da evasão e reprovação, aumentando assim a frequência dos estudantes e a meta do IDEB 2021”, destacou a educadora. 

Sobre o Saeb 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. 

Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno. 

Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

Compartilhe: