Estudantes de Coruripe participam da Olimpíada Pró-Saeb

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Primeira fase aconteceu no último dia 30 de setembro com alunos do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino

 

Texto: Salmom Lucas Fotos: Roberto Miranda 

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está promovendo a inédita Olimpíada Pró-Saeb no município, que busca estimular o interesse dos alunos do 5º e 9º ano pelas disciplinas de português e matemática. Além de preparar os estudantes para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

A competição será em duas etapas e a primeira aconteceu no dia 30 de setembro, on-line, pela plataforma Google Forms. A segunda irá acontecer no dia 20 de outubro, presencialmente, com os finalistas em uma das escolas da rede municipal. 

A olimpíada tem como objetivo ainda analisar o desenvolvimento dos estudantes quanto à proficiência em língua portuguesa e matemática, estimular e promover o estudo dos descritores e revelar talentos, contemplar as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também busca destacar o “Top 10” municipal, incentivar o ensino-aprendizagem português e matemática nas escolas públicas e motivar a participação de alunos olímpicos em competições nas áreas abordadas, com foco no ingresso acadêmico. 

As turmas dos 5º e 9º anos são as que farão a Prova Saeb 2021, prevista para acontecer em novembro – e que por este motivo estão participando da olimpíada. A entrega dos certificados e medalhas está programada para o dia 29 de outubro. 

Sobre o Saeb 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. 

Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno. 

Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

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