Coruripe se une em caminhada pela conscientização do autismo: informação gera empatia, empatia gera respeito!

Foto


Coruripe se une em caminhada pela conscientização do autismo: informação gera empatia, empatia gera respeito!

Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu um evento emocionante em alusão ao Dia Mundial do Autismo.

 Texto: Leila Cristhina/ Foto: Ronaldo Paulo

Em um dia de união e esperança, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu um evento emocionante em alusão ao Dia Mundial do Autismo (2 de abril), com o tema: informação gera empatia e empatia gera respeito. A iniciativa reuniu responsáveis, pais, mães de crianças autistas, defensores da causa, entre outros, em uma caminhada simbólica, que teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada, que partiu da Praça da Bíblia e seguiu até a quadra poliesportiva da Escola de Educação Básica Claudio Daniel Gama Amorim, foi marcada por momentos de emoção e reflexão, todos em um só propósito: combater o preconceito, promovendo empatia e respeito das pessoas com TEA nos espaços sociais. Durante o evento, os participantes carregaram cartazes e faixas com mensagens de apoio e conscientização.

O secretário de Saúde, Maykon Beltrão, destacou a importância do trabalho realizado pela Coordenação do Autismo da SMS em Coruripe, ressaltando o empenho em ampliar os serviços e estrutura para atender cada vez mais pessoas. “O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma oportunidade de reflexão sobre a necessidade de construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todos. Essa caminhada é importante para mostrarmos à população que temos que incluir essas crianças no seu meio. Antes, a secretaria de Saúde atendia 48 crianças no Cantinho do Autismo e hoje atendemos 99. Entendemos que a demanda é grande, mas estamos trabalhando junto ao prefeito Marcelo Beltrão para aumentarmos não apenas o espaço físico, como também o número de profissionais, isso é um trabalho contínuo do poder público e da sociedade”, concluiu.

Durante o evento, a terapeuta ocupacional Bianca Verçosa, coordenadora do Cantinho do Autismo, apresentou a programação prevista para o mês de abril. Além da caminhada, estão programados encontros com familiares, capacitação para os profissionais da saúde e órgãos públicos, para discutir e informar sobre o autismo. A profissional ressaltou que ainda há desinformação e resistência por parte da sociedade, mas a conscientização é fundamental para promover a aceitação e o acolhimento das pessoas autistas. “Estamos realizando essas ações visando levar informação à população para tentar reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. Estaremos realizando durante todo o mês de abril ações de conscientização em vários setores”, pontuou a terapeuta.

Uma das participantes da caminhada, Magda Freire, avó de João Lucas, elogiou a gestão municipal pelo investimento e cuidado dedicado às crianças autistas e suas famílias. "Ações como essa para promover o entendimento sobre esse tema são importantes para desmistificar preconceitos e proporcionar um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para as crianças. O trabalho da gestão municipal prestado a nossas famílias por meio do Cantinho do Autismo é diferenciado; sem ele, tudo seria mais difícil”, pontuou Magda.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril e criado pela ONU em 2007, pretende promover o conhecimento sobre o espectro autista, além de destacar as necessidades e os direitos das pessoas com autismo. Essa data importante visa sensibilizar a sociedade para as características do autismo, como o desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais e déficits na comunicação e na interação social.
Compartilhe: