Capacitação acontece com o apoio da Prefeitura de Coruripe
Texto: Leila Cristhina / Fotos: Cortesia
Após 8 anos sem capacitação, pescadores de Coruripe terão a oportunidade de participar do curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional e/ou Motorista de Pesca no nível de habilitação - 1 (CFAQ-POP1/MOP1—01/23), no Pontal de Coruripe. Essa ação é uma iniciativa da Colônia de Pescadores Z-10 - Dr. Castro Azevedo que solicitou à Marinha do Brasil a disponibilidade do curso e conta com o apoio da Prefeitura de Coruripe.
A proposta é habilitar pessoas com escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental, que estejam trabalhando na atividade da pesca e pretendam ingressar como Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição de categoria Pescador Profissional e/ou Motorista de Pesca.
Algumas ações para que a capacitação possa acontecer ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no prédio da Colônia Z-10 e a outra parte que foi o teste de Suficiência Física dos pescadores ocorreu no mar. Passadas as etapas as aulas acontecerão na sede da Colônia nos dias úteis do período de 19/06 a 06/07/2023 no horário das 08h10 às 16h30 com 30 vagas disponíveis.
Segundo
José Augusto, presidente da Colônia Z-10, a expectativa é grande para quem vive
da pesca. "A expectativa do curso é grande já que nosso pescador vai
aprender sobre vários temas e assim conseguir dirigir embarcações com mais
entendimento e segurança para ele e a sua tripulação, tudo de forma legalizada.
Também pode proporcionar abraçar outros campos de trabalho já que nossa região
é praieira e forte também no turismo e a gestão municipal está cada vez mais intensificando
melhorias na área e vem atraindo investidores”, concluiu.