Expo Ambiental: 1ª Feira de Boas Práticas Ambientais leva ações ao Centro de Coruripe

Foto

Dentro da ação foi realizada também a 1ª Feira de Adoção de animais, que contou com 15 gatos e cachorros à espera de um lar

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda 

A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (21), a Expo Ambiental: 1ª Feira de Boas Práticas Ambientais. O objetivo da feira foi sensibilizar a população sobre ações de conservação do meio ambiente e a importância de reduzir os impactos ambientais produzidos pelo ser humano. 

A Expo Ambiental contou com 19 stands em parceria com instituições que desenvolvem ações voltadas para o Meio Ambiente. Foram apresentadas diversas iniciativas sustentáveis, entre elas, o recolhimento de lâmpadas fluorescentes, recolhimento de materiais recicláveis, doação de mudas de árvores, exposição de artesanatos, além da 1ª Feira de Adoção de Animais. 

O prefeito Marcelo Beltrão destacou que é fundamental desenvolver ações que fortaleçam as boas práticas ambientais com foco no desenvolvimento sustentável. 

“É muito gratificante participar da 1ª Feira de Boas Práticas Ambientais e acompanhar tantas iniciativas importantes em prol do meio ambiente. Precisamos sensibilizar a população sobre a importância das ações que ajudam o nosso município a se desenvolver de forma sustentável. Nossa Feira de Adoção também foi um sucesso, gostaria de parabenizar a todos que adotaram e agora vão dar um lar cheio de amor e cuidado para esses bichinhos”, ressaltou o prefeito.  

A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, explicou que a feira é uma ferramenta essencial para fortalecer a causa ambiental no município. 

“É um momento de muita alegria para todos que lutam pela causa ambiental no município. Além de ser um momento rico de socialização da comunidade com os atores ambientais tanto municipais, quanto estaduais. Nosso foco é mostrar o que acontece na área ambiental em Coruripe, para que a população se engaje mais nas ações de boas práticas ambientais”, frisou a secretária. 

Thamires de Lima adotou uma cadelinha para sua filha, Ayla Rebeca que até chorou por achar que não ia conseguir levar o animalzinho para casa. 

“Fico muito feliz com a alegria da minha filha, ela chegou até a se emocionar, pois já tinha visto a foto da cadelinha no Instagram da Prefeitura, a qual ela deu o nome de Luna e quando chegamos aqui quase não conseguimos adotar, pois a procura foi grande. Parabenizo a Prefeitura de Coruripe por essa ação que incentiva as pessoas a se tornarem mais conscientes em relação à causa animal”, pontuou a mãe da menina de 11 anos. 

A aluna Yohane Batista, da Escola de Educação Básica Gutemberg Breda Neto acompanhou a feira junto com os colegas de classe e falou com alegria sobre as coisas novas que aprendeu. 

“Estou gostando de tudo e queria que a escola nos levasse mais vezes para viver momentos tão ricos como esse. Visitamos todos os stands e aprendi coisas novas, como por exemplo, a importância de fazer a coleta seletiva e como acontece o processo de reciclagem das lâmpadas fluorescentes. Mas o que eu mais queria era adotar um cachorrinho e não consegui, pois precisaria combinar com meus pais e não deu tempo.  Na próxima feira pretendo fazer isso com a autorização deles, pois precisam assinar”, completou a estudante. 

O 1º Sargento Neves do Batalhão Ambiental parabenizou o Município pela iniciativa que fortalece a causa do meio ambiente. 

“É uma satisfação prestigiar uma feira tão rica em conhecimento, tenho certeza que essa ação traz um ganho muito grande à comunidade. Nós apresentamos uma exposição de animais taxidermizados, que são utilizados para exibição ou estudo. Essa é uma técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais, que é realizada já depois que recebemos o animal morto por alguma causa clínica. Rodamos o estado inteiro com essa exposição, explicando pontos importantes sobre a preservação ambiental e tirando dúvidas principalmente das crianças em relação aos animais expostos”, pontuou o sargento. 

Segundo Alfredo Guilherme, diretor e fundador da Qualitec, “o ser humano deve passar a entender, desde cedo, que precisa cuidar e preservar o meio ambiente, porque o futuro depende do equilíbrio entre o homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais. Hoje foi um dia muito proveitoso no que diz respeito às boas práticas. Pois conversamos com crianças e adolescentes que são por natureza multiplicadores de tudo que ouvem e veem”, encerrou o diretor da Qualitec.

Compartilhe: