Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024
12:00

Festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atrai centenas de fiéis

Nativos e turistas acompanharam as procissões marítima e terrestre em homenagem ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores

Compartilhar:
Festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atrai centenas de fiéis

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

A festa em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atraiu centenas de fiéis. O encerramento das festividades em honra ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores aconteceu na tarde do último sábado (07). Após a missa, houve a procissão marítima, única de Alagoas em homenagem ao santo e depois a terrestre, realizada no Pontal de Coruripe, reunindo fiéis vindos de diversos lugares.

O prefeito Marcelo Beltrão, a vice-prefeita de Jequiá da Praia e primeira dama de Coruripe, Lili Curvelo, acompanhados de vereadores, secretários municipais e fiéis participaram da tradicional festa que contou com uma vasta programação entre missas, shows e animações com os ministérios de músicas locais.

“Faço questão de participar das festividades em homenagem a Bom Jesus, em especial da procissão marítima, onde sempre peço bênçãos para os nossos pescadores, além de fartura e prosperidade para o nosso município. Que 2024 seja um ano de muitas conquistas para o nosso povo”, frisou o prefeito.

Josiete Soares de 38 anos, ressaltou que acompanha as festividades há muito tempo, e agora tem um motivo especial, pois sua filha de 12 anos faz parte dos grupos da igreja.

“Desde que eu era criança, quando ainda morava em Barreiras que acompanho e sou devota de Bom Jesus. Agora moro no Pontal com meus esposo e filhos e me tornei ainda mais devota pela proximidade com os festejos e todos os preparativos. Hoje minha filha faz parte dos grupos da igreja, é até coroinha, e eu estou cada dia mais próxima das coisas de Deus, por causa dela”, completou.

Participaram do evento, o pároco de Coruripe, Antenor Montenegro e o padre Antônio Maria, que abrilhantou a festa com um show emocionante.

Tradição das festividades

Segundo os livros do historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução.

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.