Grupos folclóricos de Coruripe participam de gravação em Maceió

Foto

Ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Cultura para exibir no canal do YouTube da pasta


Texto: Salmon Monteiro 

No mês dedicado ao folclore, comemorado no dia 22 de agosto, três grupos folclóricos de Coruripe participaram ontem (04) de uma gravação promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que será exibida no canal do YouTube da pasta, em data ainda a ser definida.

Os grupos foram Mané do Rosário do Poxim, Baianas Praieiras de Barreiras e Coco de Roda Cultivo Raízes. A gravação aconteceu no Parque Shopping, em Maceió. Quem acompanhou os artistas coruripenses foi Alan de Oliveira, gerente de Fomento Cultural.

“Esse evento é importante não apenas para a cultura do município, mas para todo o estado de Alagoas, pois dá mais visibilidade para a cultura popular como um todo e fomentar, mais ainda, a cultura no município. Além disso, incentiva que os artistas populares permaneçam realizando essas atividades, pois quem trabalha com cultura gosta de se apresentar e mostrar o seu trabalho artístico”, destacou Alan.

Os três grupos que se apresentaram são patrimônios culturais do estado de Alagoas. O Folguedo Mané do Rosário é constituído por mulheres e homens mascarados que dançam, pulam e requebram ao som da Banda de Pífanos.

O Folguedo Baianas Praieiras é formado por dançadoras que, trajadas com as vestes convencionais de baianas, dançam e fazem evoluções ao som de instrumentos de percussão.

Já o Coco de Roda Cultivo Raízes é bem mais recente – porém tão importante quanto os mais tradicionais -, fundado em 2018 pela Secretaria Municipal de Cultura de Coruripe. O grupo vem realizando um trabalho voltado para a preservação da cultura regional do município e se apresenta, na maioria das vezes, durante o período junino e eventos religiosos.


Compartilhe: