Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Empresa americana que venceu leilão para explorar petróleo na bacia Sergipe-Alagoas é a responsável pelas ações que serão conduzidas pela Witt OBriens
Texto e fotos: Roberto Miranda
A Exxomobil, empresa americana, participou de leilões de exploração de petróleo e gás no Brasil e saiu vencedora na região da bacia Sergipe-Alagoas. A companhia já iniciou algumas etapas preliminares das atividades de perfuração dos blocos. Dentre as ações, estão a capacitação e treinamento para eventuais acidentes ambientais que envolvam a exploração do petróleo e gás. Vale ressaltar que as atividades que estão sendo objeto de licenciamento ambiental pelo IBAMA são as que antecedem a exploração propriamente dita, caso o licenciamento ambiental seja aprovado, serão iniciadas as atividades teste para saber qual a viabilidade da atividade.
Durante toda essa semana a comunidade de Barreiras, comunitários e pescadores, estão passando por treinamento prático de técnicas de proteção ambiental, preparando a população para agir caso ocorra um eventual vazamento de petróleo. Na etapa desta sexta-feira (19), cinquenta moradores da comunidade, selecionados pela Associação de Moradores, estão conhecendo técnicas de contenção de vazamento e limpeza de áreas atingidas.
O conteúdo técnico do treinamento consiste especificamente em:
- Aspectos de segurança;
- Características do óleo derramado;
- Particularidades dos ambientes locais;
- Locais prioritários para proteção;
- Táticas de proteção e limpeza da costa.
Para a secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, embora sejam adotados todos os procedimentos de segurança para a realização da atividade, o risco de um eventual acidente ambiental existe.
“A preparação das populações próximas para uma resposta rápida a emergências é importantíssima, não só para acidentes diretamente ligados à exploração de petróleo e gás, como para acidentes diversos. A exemplo temos o aparecimento das manchas de óleo que atingiram a costa do Nordeste brasileiro no ano de 2019”, pontuou Spotorno.
Algumas comunidades já passaram por este treinamento, sendo duas em Sergipe: Saramém, povoado de Brejo Grande e Ponta dos Mangues, distrito de Pacatuba. Ambos os locais ficam na área da Foz do São Francisco. Em Alagoas o treinamento aconteceu em Piaçabuçu e na segunda quinzena de novembro, no povoado Barreiras. Depois de Coruripe, o Treinamento de Proteção de Costa vai acontecer na região de Jequiá da Praia.
Os locais de capacitação e treinamento foram escolhidos diante de estudo técnico que apontou locais sensivelmente ambientais, como Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Manguezais.