Museus, Acessibilidade e Inclusão é tema da 18ª Primavera dos Museus 2024

Foto

O evento, que aconteceu de 24 a 26 de setembro em Coruripe contou com várias ações no Memorial Coruripense Maestro José Barbosa Lessa, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis e na Casa da Cultura Coruripense Dona Maria Alice Beltrão Siqueira


Coruripe recebeu a 18ª Primavera dos Museus,  o evento que aconteceu de 24 a 26 de setembro contou com várias ações no Memorial Coruripense Maestro José Barbosa Lessa, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis e na Casa da Cultura Coruripense Dona Maria Alice Beltrão Siqueira.

Este ano o Instituto Brasileiro de Museus trouxe o tema: Museus, Acessibilidade e Inclusão”, definido por meio de uma consulta às instituições participantes da sua última edição. O tema lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

“Com muita alegria participamos da 18ª edição da Primavera dos Museus, que trouxe como tema: Museus, acessibilidade e inclusão, assunto muito importante, pois compartilha da mesma ideia da gestão do Prefeito Marcelo Beltrão, que é promover a inclusão e acessibilidade em todos os equipamentos públicos de nosso município, e nossos equipamentos não poderiam ficar de fora. Por meio da nossa programação estamos conscientizando a comunidade acerca da importância de nossos espaços museais para a promoção não só de nossa cultura e arte, como também da inclusão de toda população nas atividades que estamos desenvolvendo em Coruripe, de resgate da história, cultura e tradição, além de provocarmos a reflexão dos participantes acerca do tema, incentivando o repasse de informações oferecidos nas rodas de conversas, palestras e demais atividades durante a semana. E dou uma dica, visitem nosso memorial, a nossa casa de cultura, estamos ansiosos para recebê-los", pontuou, Ricardo Curvêllo, secretário de Cultura de Coruripe.

Débora Karla Barbosa, professora da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim, considera que as ações desta edição são importantes para o desenvolvimento dos conteúdos e fortalecimento da temática. “Viemos com os alunos do 5° ano B, da Escola Cláudio Daniel e foi uma experiência incrível, tanto pela palestra que eles tiveram, com uma abordagem de um tema tão essencial que é a inclusão, como também pela oportunidade maravilhosa deles participarem de uma oficina de artes com o artista Léo Imaginarte. É sempre muito importante para os nossos alunos este contato com a cultura”, destacou a professora.

Compartilhe: