Diversos atendimentos foram
disponibilizados para o público masculino durante todo o dia
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
O Complexo de Diagnose e Terapia (CDT) Dr. Lima Castro realizou nesta quinta-feira (17), uma ação voltada aos cuidados com a saúde do homem. O evento em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização ao combate ao câncer de próstata, levou atendimentos e palestra aos presentes.
“Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. Por isso idealizamos essa ação que tem como objetivo atrair o público masculino para consultas, exames, testes rápidos e em especial para participar da palestra, pois como é raro ver o Complexo tão cheio de homens temos que aproveitar o momento e hoje foi bastante proveitoso”, destacou Genoveva Lima, gerente do CDT.
A ação contou com atendimento de otorrinolaringologista, nutricionista, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Além de uma palestra com a enfermeira Juliana Carvalho, que falou sobre a importância do exame de toque.
“O homem precisa se tornar consciente da sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica, pois o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte em homens no Brasil e isso pode ser evitado se o diagnóstico for precoce. O exame do toque é recomendado para pacientes com 45 anos ou mais, ele busca fazer um diagnóstico mais preciso em relação à doença. É muito importante os homens buscarem atendimento e deixar de lado o medo, o preconceito e o machismo em prol da sua saúde, pois a prevenção é o melhor remédio”, ressaltou a enfermeira.
O empreendedor de Barreiras, Eleilton Ferreira de 54 anos, chegou cedo e disse está contente com a ação que atendeu pacientes do município.
“Fui
chamado pela minha agente de saúde e não perdi tempo, corri pra cá para fazer
os testes rápidos, ultrassonografia e amanhã vou fazer o PSA, que é o exame de
sangue para saber se está tudo certo com a minha próstata. Acho muito
importante os homens se cuidarem, e sei que somos falhos nisso, muitas vezes
precisamos de incentivo das esposas e até do Posto de Saúde. Mas tenho
procurado melhorar e de quatro anos para cá, venho fazendo meus exames todos os
anos para evitar ser surpreendido por uma doença” finalizou o paciente enquanto
aguardava o resultado do ultrassom.