Outubro Rosa: Prefeitura de Coruripe realiza ação em alusão ao mês

Foto

Evento promovido realizou mamografia em pacientes da zona urbana e rural
 
Texto: Roberto Miranda/ Fotos: Dean Almeida 
 
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Saúde promoveu dois dias de exames de mama. O primeiro dia da ação aconteceu nesta sexta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde Centro, contemplando pacientes da zona urbana. E o segundo dia, no sábado (26), na Pindorama, alcançando toda a região.
 
A enfermeira da Secretaria de Saúde de Coruripe, Mariana Gama, explicou sobre a ação promovida. “Hoje a prefeitura está promovendo, através da Secretaria de Saúde, esta grande ação em alusão ao Outubro Rosa. A carreta com o mamógrafo atendeu 85 pacientes de várias localidades aqui da cidade e no sábado, serão realizadas mais 85 mamografias com pacientes da Pindorama e aldeias”, explicou.
 
As pacientes encaminhadas por diferentes Unidades de Saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde, possuem mais de 50 anos. “O autocuidado é um ato de amor. Você que é mulher e tem alguma dúvida sobre o câncer de mama, ou sobre o autoexame, procure a sua unidade de referência”, acrescentou a enfermeira.
 
A nutricionista Mariana Ferreira e também gerente da Unidade Básica da Saúde Sinicleide Felinto dos Santos, destacou a importância do momento.
 
“Esse momento é extremamente importante, especialmente para o rastreamento do câncer de mama e esse mês alusivo nos faz ter uma atenção a mais para esse autocuidado, que é bem decisivo. Então, fazer os exames de rotina é imprevisível, se cuidem”, aconselhou.
 
Prevenção, diagnóstico e tratamento
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres. Para o Brasil, foram estimados para 2024 mais de 73 mil novos casos.  É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
 
Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Compartilhe: