Outubro Rosa: Unidades Básicas de Saúde promovem ações de conscientização durante todo o mês
Câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Coruripe estão realizando durante todo o mês de outubro, ações voltadas à conscientização da importância da saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama.
As UBSs estão promovendo palestras, rodas de conversas e fortalecendo a realização de coleta de exames citopatológicos, solicitação de mamografia, consultas médicas e vacinas. Além de outras ações voltadas ao cuidado da saúde feminina.
Larissa Lessa, gerente da Unidade de Saúde Rubem Wanderley, localizada no bairro Barro Preto II explicou como funciona o atendimento às mulheres na UBS.
“O cuidado com a Saúde da mulher vem sendo intensificado pela Prefeitura de Coruripe, através da secretaria de Saúde. Realizamos semanalmente em torno de vinte exames de citologia na unidade durante o dia e também no período da noite, para mulheres que não conseguem chegar na UBS mais cedo por conta dos seus afazeres. Fizemos essa adequação no horário. Mensalmente a prefeitura encaminha as pacientes do município com a faixa etária correta para realização de mamografia em Maceió Hoje o município conta também com atendimento às gestantes de alto risco que tem contribuído bastante com o trabalho da Atenção Básica”, destacou a gestora.
Sobre o Outubro Rosa
Surgiu no início da década de 1990 e é anualmente celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres acometidas pelo câncer de mama.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Coruripe leva mais saúde às comunidades de Santa Terezinha e Bonsucesso com o Saúde Tem Pressa
Iniciativa garante cuidado mais rápido, humanizado e perto de quem mais precisa..jpg)
Descentralização fortalece o SUS e leva saúde de qualidade a todos os cantos de Coruripe, destaca secretário Maykon Beltrão
Segundo o secretário, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro de Coruripe aos povoados mais distantes
Saúde de Coruripe amplia atendimentos com a citologia noturna e ultrapassa 3 mil consultas
Programa integra o calendário mensal das UBS e oferece atendimento humanizado em horário estendido
Coruripe reforça programa de prevenção à esquitossomose com exames gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde
Iniciativa busca ampliar o diagnóstico e prevenir novos casos da doença em Coruripe..jpeg)
