Parceria entre Prefeitura de Coruripe e Ascamare gera emprego e renda para dezenas de famílias

Foto

Formalização envolveu o Município e o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL)

 

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida 

A partir desta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare) está oficialmente apta para realizar a coleta seletiva dentro de Coruripe. A assinatura do contrato ocorreu durante solenidade no auditório do Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe. 

O ato também faz parte de uma ação envolvendo o Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL), a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria do Meio Ambiente. 

“Hoje assinamos o contrato com a Ascamare para a coleta de materiais recicláveis, um momento muito importante para todos. Agora, queremos que a população se engaje nesta iniciativa, para que possa nos ajudar na coleta correta de materiais recicláveis. Este ato de hoje também requer o envolvimento de todos para que tudo ocorra bem e que as políticas ambientais possam surtir efeito dentro do município. Estamos fazendo a nossa parte e que o coruripense nos ajude fazendo a sua também. Só unidos podemos vencer e preservar o meio ambiente, nossa maior riqueza”, comentou o prefeito Marcelo Beltrão. 

Com a assinatura, a Asmacare vai fazer a coleta seletiva de maneira formal, seguindo todos os trâmites e amparados nas Leis vigentes. O ato de hoje também significa geração de emprego e renda. Além da questão ambiental é uma questão social onde dezenas de famílias serão beneficiadas. 

“Estamos firmando com a Ascamare a formalização para realizar a coleta seletiva. Coruripe é o terceiro município de Alagoas a implantar a formalização. Com os investimentos da Prefeitura na Associação, eles vão trabalhar de forma mais organizada, podendo investir e expandir nas atividades. São 11 famílias beneficiadas. Mas, este número pode crescer com os recursos que serão repassados pelo Município. Com os repasses mensais, eles vão conseguir prestar um serviço de qualidade. Para que este ato acontecesse, estamos lutando desde o início da gestão, com capacitações e apoio técnico. Hoje é um momento de muita alegria para todos”, justificou a secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno. 

O procurador chefe do Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL), Rafael Gazzaneo, participou da solenidade. O órgão também foi um dos envolvidos para que o contrato fosse selado. 

“Estamos honrados em participar deste momento. Este ato dignifica os catadores e catadoras de Coruripe, ao tempo que, a partir de hoje, passam a receber remuneração pelo trabalho, trabalho que já é desempenhado há um bom tempo. Hoje o município reconhece o trabalho deles e com isso, acredito que Coruripe e seus habitantes terão grandes benefícios. E também o meio ambiente, quem mais ganha com a coleta seletiva de materiais recicláveis”, enfatizou. 

O presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), José Barrerito dos Santos, se mostrou muito feliz ao se tornar uma entidade oficial para a coleta seletiva. E também ser uma entidade remunerada para prestar a atividade. 

“Todos que fazemos a Ascamare estamos felizes, ao passarmos a ser a associação oficial para a coleta seletiva dentro de Coruripe. A contratação será muito importante para todos nós e juntos, os repasses mensais. Com o contrato, vamos poder colocar mais gente para trabalhar conosco. Sabemos que existem pessoas em dificuldade, sem emprego. E graças ao contrato, vamos poder ajudar mais gente e tornar a associação maior com a chegada de novos catadores e catadoras. Muito obrigado a todos que lutaram para que pudéssemos chegar neste momento”, encerrou.

 

Compartilhe: