Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Obra está em fase final de execução. Prefeitura de Coruripe concedeu compensação tributária para o empreendimento em contrapartida para a realização da obra
Texto e fotos: Roberto Miranda
Um antigo pleito dos moradores da comunidade Monte Feliz, na Colônia de Pindorama, começou a ganhar forma nas últimas duas semanas. O principal acesso que é a ladeira de chão batido começou a ser pavimentada, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Coruripe e a Imobiliária Filadélfia.
O prefeito Marcelo Beltrão, acompanhado do secretário de Governo, Hudo de Castro, visitou o andamento da obra na tarde dessa terça-feira (20). O gestor destacou a importância do projeto para todos que usam o acesso para se locomover até o Monte Feliz e também para os futuros moradores do empreendimento.
“Estamos fiscalizando o andamento do projeto nesta tarde. Essa parceria foi condicionada para que todas as licenças fossem liberadas. Uma boa parceria entre o poder público e a iniciativa privada, onde ocorreu uma compensação tributária, em que o poder público reduziu os impostos e agilizou a liberação de todas as licenças. Em contrapartida, devido a burocracia e todas as etapas para a realização de uma obra que acarretam ao Município, o empreendimento ficou obrigado de fazer toda a pavimentação da ladeira que dá acesso a comunidade do Monte Feliz. Mas, o que devemos destacar é que todos estão de parabéns pela realização e o povo de Pindorama é o grande ganhador com toda essa parceria”, pontuou o prefeito Marcelo Beltrão.
O gerente de Tributos de Coruripe, Geovanne Nunes, explicou como se deu a compensação tributária:
“A Imobiliária e Incorporadora Filadélfia peticionou aqui no setor o pedido do loteamento. É em acordo com o Município que, em virtude do valor de todas as taxas que acarretaria para a abertura do empreendimento loteamento, o município reduziu os impostos em contrapartida para que a empresa assumisse a pavimentação por paralelepípedos da Ladeira do Monte Feliz.”
Nunes justificou que a compensação se trata de uma parceria e que o bônus alcança o poder público, a empresa, a comunidade e os futuros moradores do loteamento.
“Se o Município fosse por conta própria fazer a pavimentação levaria mais tempo, divido os trâmites burocráticos, licitação, início da obra, execução e conclusão. Então, a prefeitura cobrou simbolicamente algumas taxas, com o acordo da empresa proprietária do empreendimento concluir toda a pavimentação. Para finalizar, a empresa não arcou com a obra sozinha. Existe contrapartida do Município com a redução dos tributos.”
A conclusão da obra deve acontecer nos próximos dias, mas ainda assim, a ladeira ficará interditada durante 30 dias, tempo de cura da pavimentação por paralelepípedos. Para ter acesso à comunidade do Monte Feliz e ao Loteamento Filadélfia, basta ir pela Grota da Palha, entrando ao lado da fábrica da Pindorama.