Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Projeto de Lei de criação da nova pasta será enviado à Câmara junto com a LOA e deverá funcionar oficialmente em 2026

Texto: Izabelle Targino/ Fotos: Ascom AMA
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, aderiu ao Alagoas Lilás, primeira política permanente do país voltada exclusivamente ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher em Alagoas, e anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher. O projeto de lei que institui a nova pasta será encaminhado à Câmara Municipal junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026.
O anúncio foi feito durante uma reunião com prefeitos e a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, que apresentou a ação permanente do Estado, voltada para prefeitos e gestores da pasta da Mulher na Associação dos Municípios Alagoanos( AMA) e discutiu a importância de os municípios criarem estruturas próprias para formular e executar políticas de gênero.
Atualmente, Coruripe conta com uma Superintendência da Mulher, que será elevada ao status de secretaria, com orçamento e estrutura administrativa próprios.
“Já anunciamos a criação da Secretaria da Mulher e a lei de criação está indo para a Câmara junto com a lei orçamentária. Eu acredito que na virada do ano já teremos uma pasta independente, com orçamento, que possa tratar de toda a política pública da mulher e trabalhar em conjunto com a assistência social, com a saúde e com a educação para convergirmos todas as políticas públicas voltadas para as mulheres”, afirmou o prefeito.
Marcelo destacou que a decisão vem em um momento em que os índices de violência contra a mulher exigem atenção redobrada do poder público. “Num momento como esse, pelos números alarmantes que a gente tem no estado e no país, é preciso dar destaque, mostrar que os prefeitos estão zelando, que estão cuidando. Tirar um pouquinho do orçamento de cada secretaria e criar a pasta da mulher é importantíssimo. Essa pauta precisa ser destacada e servir de exemplo para o país como um todo”, concluiu Marcelo Beltrão.
Coruripe adere ao programa Alagoas Lilás
O prefeito também confirmou a adesão do município à política pública estadual Alagoas Lilás, lançada este ano pelo Governo de Alagoas.
O Alagoas Lilás tem como objetivo integrar o trabalho entre Estado e municípios, fortalecendo a rede de proteção por meio de ações conjuntas nas áreas de segurança pública, saúde, educação, assistência social e justiça.
A política também prevê a capacitação de profissionais, coleta de dados e monitoramento das ocorrências de violência de gênero, além de campanhas de conscientização e empoderamento feminino.
Com a adesão, Coruripe passa a ter acesso a essa rede estadual de apoio e articulação, reforçando o compromisso municipal com a proteção, promoção e valorização das mulheres.




