Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Desde 2019 os pescadores lutavam pela regularização do equipamento

Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
O prefeito Marcelo Beltrão entregou na tarde desta quinta-feira (27), junto com a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, a licença ambiental de funcionamento da fábrica de gelo aos pescadores de Barreiras. O equipamento foi fechado em 2019 após o vencimento da documentação e desde então os pescadores tentavam regularizar.
O gestor disse que desde o início do mandato colocou como missão a regularização das fábricas de gelo do Pontal e de Barreiras. Mas queria fazer do jeito certo e reuniu uma força tarefa com integrantes de várias secretarias para completar a missão.
“Travamos uma grande luta, fazendo tudo dentro do que a legislação permite para devolver a fábrica de gelo aos pescadores de Barreiras, e graças aos esforços de uma equipe comprometida e em especial da secretária de Meio Ambiente, estamos entregando a licença ambiental que regulariza o equipamento até 2027 aos pescadores do distrito. A Prefeitura de Coruripe irá contribuir com a manutenção da fábrica e dar o apoio necessário para que esse equipamento tão importante que fortalece a geração de renda na comunidade volte a funcionar”, garantiu o prefeito.
O presidente da Associação dos Pescadores de Barreiras, Jonas Vilela, agradeceu o empenho da equipe em lutar pela regularização e contou um pouco das dificuldades enfrentadas pelo grupo com o fechamento.
“A luta foi grande, passamos por muitos momentos difíceis, desde 2019 que a gente corria atrás dessa licença, fizemos um orçamento com tudo que ia precisar e chegou a quase R$ 30 mil, o valor era muito alto e não conseguimos fazer sozinhos. Então, começamos a buscar a prefeitura, e a equipe do Marcelo passou a buscar formas de viabilizar a licença. Graças a Deus e a eles deu tudo certo e hoje recebemos o documento da licença e só temos a agradecer”, enfatizou o pescador.
A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Sportorno, destacou a importância da fábrica para a comunidade. “Essa fábrica é essencial para a localidade, visto que é um equipamento que abastece as embarcações pesqueiras, e a pesca é uma das fontes de renda dessa comunidade. Por esse motivo estamos muito felizes em poder viabilizar o documento que permite essa reabertura”, encerrou.
A fábrica tem capacidade para produzir 1200 quilos de gelo por dia e com a reabertura, voltará a atender mais de 200 pescadores de Barreiras e de outras localidades.




