Prefeito Marcelo Beltrão reforça integração cultural e turística entre Coruripe e Portugal na abertura do 8º Circuito Portugal em Cena
Evento segue até este domingo (19) e conta com apresentações culturais e shows musicais, exposições, degustações gastronômicas e rodas de conversa sobre história, identidade e intercâmbio cultural
.jpeg)
Texto: Izabelle Targino| Fotos: João Alexandre
Coruripe abriu, nesta sexta-feira (17), a oitava edição do Circuito Portugal em Cena, um evento que celebra os laços históricos e afetivos entre Brasil e Portugal. Durante todo o fim de semana, o público poderá participar de rodas de conversa, assistir a apresentações culturais e shows, conhecer o trabalho dos artesãos locais e degustar o melhor da culinária coruripense.
O evento, que já é uma tradição no calendário cultural do Estado, chega ao município pela primeira vez e vem se consolidando como um importante motor de desenvolvimento local. Além de promover a troca cultural, o Portugal em Cena movimenta o comércio, estimula o turismo e fortalece a economia criativa e a gastronomia local.
Durante a abertura, o prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância do evento para o fortalecimento da identidade local e o impacto positivo na economia do município.
“Eventos como o Portugal em Cena têm uma importância enorme para Coruripe, porque estimulam a geração de renda, valorizam nossos artistas e ajudam a alavancar o turismo. Estamos à beira da chegada do grupo português Vila Galé, e é fundamental que estejamos conectados a essa cultura, voltando às nossas raízes. Quero agradecer o empenho de todos que trabalharam para realizar este evento, à equipe da Secretaria de Cultura por terem assumido essa responsabilidade e entregue ao nosso povo uma festa tão bonita, que faz as culturas se conversarem e traz um pouco de Portugal para cá”, afirmou o prefeito.
Marcelo também agradeceu às autoridades presentes e reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento cultural e turístico da região.
“A gente tem feito uma força gigantesca para alavancar o turismo nessa região, mas isso só será possível com a união de forças. A soma de cada um de nós é o que faz o nosso município crescer. As pessoas precisam sentir pertencimento, cuidar da cidade como se fosse o seu tesouro, porque é Coruripe que nos dá todas as oportunidades”, completou.
A cerimônia de abertura foi marcada por homenagens a personalidades que contribuem para o fortalecimento da cultura coruripense. Foram homenageados a escritora Ana Alice Mendonça Curvelo, que chegou no Pontal de Coruripe em 1965 e se apaixonou pelo local; o Capitão Jonas, autor do hino de Coruripe, e professor João Ribeiro de Lemos, que recebeu o Prêmio Ismar Gatto, um prêmio que reconhece personalidades ilustres da cultura alagoana. Professor Lemos é reconhecido por seu legado na educação e na preservação da história do município.
Ao longo do fim de semana, a programação segue com uma série de atividades que unem tradição e contemporaneidade, incluindo apresentações culturais e shows musicais, exposições, degustações gastronômicas e rodas de conversa sobre história, identidade e intercâmbio cultural. O evento reúne artistas, empreendedores e visitantes de diversas regiões, reforçando o potencial turístico e cultural de Coruripe.
Confira todas as fotos AQUI
Confira a programação completa: AQUI
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Obras do Hotel Vila Galé em Coruripe iniciam em Janeiro de 2026
O investimento total ultrapassa R$ 200 milhões e deve gerar entre 500 e 600 empregos diretos na fase de construção.
Prefeito Marcelo Beltrão apresenta a Caixa Econômica projeto de abastecimento de água para o Poxim
A iniciativa prevê um sistema moderno e eficiente que vai levar mais qualidade de vida aos moradores da região.
Prefeito Marcelo Beltrão inicia obras de pavimentação em 17 ruas no distrito de Botafogo
O investimento total ultrapassa R$ 6 milhões e vai garantir mais qualidade de vida, mobilidade e segurança para os moradores da comunidade
Prefeitura de Coruripe transfere feriado do Dia do Servidor Público para 21 de novembro
A transferência acontece em caráter excepcional. De acordo com o decreto, ficam ressalvados os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupções.
