Prefeitura de Coruripe divulga balanço do Carnaval 2023

Foto

Acompanhe um apurado das ações realizadas pelas pastas durante os festejos

 

Texto: Anne Rose/ Foto: Secom-Prefeitura de Coruripe

 

O município de Coruripe recebeu cerca de 30 mil visitantes durante os cinco dias dos festejos de momo. A maior parte para curtir o carnaval nas praias e nos eventos organizados pela prefeitura. Outros vieram visitar familiares e aproveitar para descansar.

 

A prefeitura realizou diversas ações através de suas pastas para garantir aos foliões uma festa mais tranquila e segura. As ações de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar, o intuito principal foi conscientizar a população sobre poluição sonora.

 

Os órgãos receberam algumas denúncias de som alto, fizeram averiguação, orientação e tudo foi resolvido sem maiores intercorrências. Não se fez necessária nenhuma notificação e de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente o período carnavalesco seguiu conforme o esperado.

 

O trabalho da SMTT foi realizado também em parceria com a Polícia Militar e teve como objetivo garantir a segurança de condutores e pedestres em todo o município. Foi realizada uma ação educativa com orientações aos mais de 150 condutores abordados. Os agentes acompanharam também os blocos carnavalescos, em conformidade com o padrão previamente ajustado no Termo de Ajuste e Conduta (TAC). Não houve no município nenhum registro de acidente com vítima fatal, apenas um com dano material.

 

Limpeza Pública

 

Um verdadeiro mutirão foi realizado antes do carnaval pela Secretaria de Limpeza Pública para remoção de entulhos, limpeza das ruas, capina e pintura de meio fio, para deixar a cidade limpa e mais organizada para receber os foliões. Porém, o trabalho continuou durante os festejos, ao final foram recolhidas 1.368 toneladas de lixo doméstico, 128 toneladas de entulho da parte baixa e alta da cidade e 600 quilos de material reciclável em parceria com a Ascamare.

 

Economia

 

O município cadastrou previamente uma média de 300 ambulantes interessados em comercializar em eventos públicos, os mesmos venderam seus produtos em todos os polos da folia. O cadastro foi importante para fazer um mapeamento e saber o que cada um iria comercializar e também os locais onde venderiam seus produtos. Ele também foi importante por auxiliar na definição de responsabilidades em relação à segurança de quem participou dos eventos, uma vez que os ambulantes precisaram se adequar às normas recomendadas pelos órgãos de segurança e vigilância sanitária.

 

Além da geração de renda potencializada pelos ambulantes, o comércio de uma forma geral foi muito aquecido, de modo a elevar as vendas em lojas de adereços e fantasias, roupas, bijuterias, moda praia, depósitos de bebidas, supermercados, açougues, bares, restaurantes entre outros estabelecimentos. O trade turístico também foi impactado de forma positiva pelo carnaval, chegando a 100% de ocupação dos leitos de hotéis e pousadas do município. 

Compartilhe: