Mais de 700 famílias no município receberão o documento que legaliza o seu patrimônio mediante cronograma que será anunciado
Texto: Leila Cristhina Fotos: João Alexandre
Na semana da Emancipação Política de Coruripe a Prefeitura de Coruripe e Caixa Econômica Federal (CEF), entregaram de forma simbólica na tarde desta terça-feira (14), o contrato de Registro do Imóvel de forma simbólica a 16 moradores dos conjuntos habitacionais Nelson Costa, Manoel Lessa e Luiz Simões, todos do Minha Casa, Minha Vida. Essa entrega contemplou os proprietários de casas financiadas pela CEF, cujos pagamentos foram quitados pelo governo.
A solenidade aconteceu no auditório da Semed e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão, vice-prefeito José Enéas, Marcelo Oliveira Junior superintendente de rede de Alagoas da Caixa Econômica Federal, Ary Rocha Sobrinho superintendente de governo de Alagoas, Manasses Jean superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Leillane Bastos gerente de relacionamento da Caixa Econômica Federal em Coruripe, secretários municipais, servidores públicos e moradores dos conjuntos.
Antes dessa ação, esses proprietários não tinham como comprovar a posse das casas que viviam, não havia registro legal, o que os moradores possuíam era o termo de entrega das chaves que não representava a garantia de posse. Com a documentação recebida esses proprietários não precisarão ir a nenhum órgão ou pagar nenhuma taxa. Todo o protocolo já está efetivado.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância do Registro do Imóvel na vida dos contemplados e pontuou a continuidade do trabalho, para que mais coruripenses tenham acesso a esse benefício. “Estou muito feliz de estar entregando na semana da emancipação política de Coruripe a data mais importante do calendário, esse presente em parceria com Caixa Econômica aos coruripenses, que é o registro definitivo de posse das suas casas. A partir desta data, os moradores contemplados dos conjuntos Nelson Costa, Manoel Lessa e Luiz Simões são proprietários definitivos do seu bem maior que é a sua moradia. Ressalto que mais 700 famílias receberão também a legalização do seu patrimônio mediante cronograma que será anunciado no devido tempo”, ressaltou Marcelo Beltrão.
“Estamos aqui em Coruripe para realizar uma importante ação que é a entrega de contratos registrados de imóveis aos moradores dos conjuntos habitacionais em parceria com a Prefeitura. Uma demanda muito significativa para essas famílias, que estarão recebendo os registros de suas residências de forma definitiva. É só o começo, outras 700 famílias também receberão seu registro definitivo da sua tão sonhada casa própria”, disse Marcelo Oliveira Junior, superintendente de rede de Alagoas da Caixa Econômica Federal.
Maria Jardielma, mãe de três filhos e moradora do Conjunto Luiz Simões III colocou a conquista da casa própria como um sonho realizado. “O primeiro passo que dei foi me informar sobre essa oportunidade. Estou muito emocionada, eu vou dormir no que é meu de verdade. Só quem já viveu de aluguel sabe o que estou sentindo, além de pagar para morar tem a alimentação e tendo crianças fica muito difícil. Ter um lar é algo sagrado, não entendo quem conquista e se desfaz, conquistei essa casa graças a Deus, hoje meu sono terá muito mais paz”, encerrou a contemplada.
Como funciona a isenção
Quem recebe Bolsa Família ou BPC não precisará mais pagar prestações de imóveis comprados no programa Minha Casa, Minha Vida. O governo federal criou uma nova regra que garante isenção no pagamento de parcelas do financiamento. A regra vale para novos contratos e dá isenção de parcelas para contratos antigos.
Galeria de Fotos