Ação garante vários benefícios aos contemplados
Texto: Alê Araújo - Estagiario sob supervisão | Fotos: João Alexandre
A Prefeitura de Coruripe em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realizaram nesta terça-feira (26), a entrega das Carteiras do Artesão. A solenidade ocorreu na Orla do Pontal de Coruripe.
A entrega ocorreu após a primeira etapa da ação, que aconteceu no início de março, onde foram feitos cadastros e atualização para os artesãos. Foram entregues mais de 250 carteiras para os artesãos do município. Além da entrega, houve também pela manhã novos cadastros e atualizações.
André Luiz Gomes, Secretário Interino de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo estava presente na entrega e enfatizou o quanto esses momentos são importantes para o fomento do artesanato e da região.
“Coruripe é um dos maiores municípios em produção do artesanato alagoano e essa entrega de carteira significa uma ajuda mais que bem-vinda ao artesão. Essa iniciativa traz visibilidade em feiras e eventos nacionais e internacionais. Com isso, estamos ajudando na promoção de emprego e renda para a região de Coruripe”, enfatizou.
O Prefeito Marcelo Beltrão, que também estava no evento, pontuou como esse tipo de ação ajuda a manter o artesanato vivo e forte para as próximas gerações.
“Ações como essas mostram o reconhecimento que os artistas da nossa terra merecem e que é um dos grandes potenciais do nosso município. O Artesanato do Ouricuri que é próprio de Coruripe pode agora ter mais chances de ser perpetuado tanto em nosso estado, como fora dele e até fora do país fortalecendo ainda mais o nosso povo”, ressaltou o prefeito.
A
artesã e presidente da Associação PontalArt, Leide Santana, não escondeu a
felicidade com o evento e não esperava a hora de ter a sua carteira de artesã
nas mãos. “Essas carteiras são muito importantes para nós. Elas são como uma
identificação do nosso trabalho e sabemos que estamos sendo vistos e
valorizados, tanto pelo estado quanto pelo município. Eu só tenho a agradecer”,
encerrou Leide.
Benefícios
Os benefícios garantidos pelo programa são: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento; e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação 'Aqui tem Alagoas Feita à Mão'.
Além dos benefícios já previstos no programa, o artesão recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo do Estado e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais.
Com a
carteira nacional em dia, o artesão tem, ainda, a oportunidade de participar de
rodadas de negócios e expedição de lojistas e concorrer a títulos como o de
Patrimônio Vivo do Estado, além de ter acesso a carteira nacional de Mestre
Artesão.