Prefeitura de Coruripe homenageia Maria do Padeiro durante programação cultural

Foto

Mestra e Patrimônio Vivo de Alagoas morreu no mês de julho deixando um forte legado cultural

Texto e fotos: Roberto Miranda

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Cultura, preparou uma vasta programação para o mês do Folclore. Durante as festividades que ocorreram no povoado Barreiras, na última sexta-feira (26), a mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, Maria do Padeiro, foi a grande homenageada. A folclorista morreu no mês de julho, vítima de infarto.

Maria José dos Santos, 76 anos, liderou desde 1997 o grupo Baianas Praieiras. A manifestação cultural nasceu no povoado Barreiras e é composto por 12 integrantes. Desde o falecimento da líder ilustre, sua filha Maria Betânia, 57 anos, assumiu o comando de uma das principais manifestações folclóricas do Litoral Sul de Alagoas.

O prefeito Marcelo Beltrão participou da homenagem e destacou a importância do folguedo popular.

"A gente se sente orgulhoso e precisamos manter a chama viva, dar continuidade ao grupo Baianas Praieiras. Esse trabalho de vocês nos mantém vivos, alegres ao ver a felicidade de todas vocês. O nosso povo, a nossa região é rica em tradições culturais. Só temos que agradecer pela existência deste lindo folguedo do povoado Barreiras. Que o legado de Dona Maria do Padeiro siga nos encantando pelas próximas gerações", enfatizou o gestor.

Emocionada, Maria Betânia, filha e sucessora da mestra Maria do Padeiro, fez questão de lembrar a alegria de sua mãe ao conduzir por quase três décadas o folguedo popular.

"O que tenho para dizer para todos os presentes é que minha mãe era muito feliz com o que fazia. Ela era uma mulher alegre, que se doava muito para este grupo. Se depender da gente e do seu último pedido ao ser levada ao hospital, não vamos deixar o grupo se acabar. Por isso estou aqui, dando continuidade ao que ela fazia com muito amor. Agradeço o apoio de todos e, também das baianas", encerrou a mestra e nova líder do grupo folclórico do povoado Barreiras, Baianas Praieiras.

Quem foi a Mestra

Maria do Padeiro, 76 anos, desde 97 comandou o grupo Baianas Praieiras do povoado Barreiras. Mas integrava a manifestação cultural desde a década de 60. A herança cultural veio do seu pai Dionísio Faustino dos Santos, que dançava coco de roda e contava histórias em versos.

Em 2009 ela foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas. O reconhecimento vem do Governo de Alagoas, concedido para mestres de manifestações culturais que difundem e preservam os saberes alagoanos. No dia 11 de julho, a mestra faleceu vítima de infarto.

Mês do Folclore

A Secretaria de Cultura de Coruripe durante o mês do Folclore preparou uma vasta programação, entre a zona urbana e rural. Várias apresentações ocorreram com grupos tradicionais e contemporâneos. Ambos apoiados pela administração. Na caravana cultural estavam ainda, Baianas Praieiras, Hip-Hop, Coco de Roda, Mané de Rosário, Balé, Filarmônica Tamires Ferreira Alves e muito mais.

As comemorações do Mês do Folclore foram encerradas, no domingo (28), com um evento no Food Park do Pontal de Coruripe, com apresentações do Grupo Zumbi de Capoeira, Grupo Hip-hop New Stars e um show musical com o cantor Vitor Mendes.

 

 

Compartilhe: