Prefeitura de Coruripe inicia realização de exames de Endoscopia
Serão mais de 60 endoscopias, por mês, e de forma permanente no Complexo de Diagnose e Terapia Dr. Lima Castro

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Fernando Ramos
A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Saúde (SMS) segue realizando inovações no atendimento em saúde, buscando cada vez mais aproximar a oferta dos serviços aos coruripenses. Dentre as muitas ações que já existem, foi implantado nesta terça-feira (5) o serviço de Endoscopia Digestiva que será realizado quinzenalmente no Complexo de Diagnose e Terapia (CDT) Dr. Lima Castro, o que vai gerar conforto e comodidade aos munícipes que não precisarão mais se deslocar para realizar o exame.
Serão mais de 60 endoscopias, por mês, e de forma permanente. Um avanço que representa um marco significativo para saúde de Coruripe, que não precisará mais se deslocar até a Maceió, em busca desse importante exame.
“Por não ter o serviço de endoscopia no município a secretaria tinha que deslocar os pacientes para a Maceió para realizar o exame, e ainda tinha problema com as agendas para conseguir marcar, então havia uma fila grande e crescente desse serviço. O secretário de saúde Maykon Beltrão identificou isso, conversou com o prefeito Marcelo Beltrão e definiram a implantação do novo serviço em Coruripe”, disse o secretário adjunto de Saúde, Aerton Lessa.
Inicialmente a ação vai atender a demanda que o município já tem reprimida, porém a quantidade definida mensalmente vai chegar à população assim que as filas forem regularizadas e tranquilamente sem muita demora para marcação do exame, mas toda a população será contemplada. A expectativa é de que no máximo com 3 meses de implantação a fila que se formou esteja resolvida.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Maykon Beltrão, um dos objetivos da gestão é minimizar a fila de espera dos coruripenses que necessitam do exame.
“Iniciamos a semana com essa grande novidade, durante os primeiros 30 dias em que estou à frente da Secretaria de Saúde do nosso Município, tenho dialogado com nossos profissionais, principalmente com os Agentes de Saúde, e venho ouvindo a população, para entender as necessidades mais urgentes. Identificamos diversas situações nessas conversas e vamos iniciar vários serviços importantes. Este avanço representa um marco significativo para nosso povo, que não precisará mais se deslocar até a capital em busca desse importante exame. A endoscopia digestiva desempenha um papel crucial na detecção precoce de doenças gastrointestinais, possibilitando diagnósticos precisos e, consequentemente, um tratamento mais eficaz. Com a oferta deste serviço expandida, o Centro de Especialidades reafirma seu compromisso em proporcionar cuidados de saúde acessíveis e de qualidade para a comunidade de Coruripe. E é só o começo, vem muito mais por aí! Aproveito a oportunidade para agradecer todo o apoio do Prefeito Marcelo e do deputado Marx Beltrão”, declarou o secretário.
O que é endoscopia e para que serve esse exame?
Endoscopia é um exame voltado para a análise do sistema digestivo — mais especificamente, da chamada parte alta. Ele serve para diagnosticar doenças comuns, como úlcera, gastrite, refluxo e até os diferentes tipos de câncer que podem afetar essa região do organismo. Além disso, tem uma função importante no diagnóstico de sangramentos, esofagite, hérnia de hiato e mais. Inclusive, pode servir para a identificação da presença da bactéria H.pylori. Nesse caso, costuma-se retirar uma amostra da parede do estômago para fazer a detecção correta. Assim, além de investigar sintomas, a endoscopia também ajuda na realização de procedimentos cirúrgicos e em biópsias. Serão mais de 60 endoscopias, por mês, e de forma permanente no Complexo de Diagnose e Terapia Dr. Lima Castro
Notícias relacionadas

Coruripe leva mais saúde às comunidades de Santa Terezinha e Bonsucesso com o Saúde Tem Pressa
Iniciativa garante cuidado mais rápido, humanizado e perto de quem mais precisa.
Obras do Hotel Vila Galé em Coruripe iniciam em Janeiro de 2026
O investimento total ultrapassa R$ 200 milhões e deve gerar entre 500 e 600 empregos diretos na fase de construção..jpg)
Descentralização fortalece o SUS e leva saúde de qualidade a todos os cantos de Coruripe, destaca secretário Maykon Beltrão
Segundo o secretário, essa estratégia tem garantido que os serviços cheguem a todas as regiões, desde o centro de Coruripe aos povoados mais distantes
Saúde de Coruripe amplia atendimentos com a citologia noturna e ultrapassa 3 mil consultas
Programa integra o calendário mensal das UBS e oferece atendimento humanizado em horário estendido
