Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
12:00

Prefeitura de Coruripe inicia série de capacitações com os ambulantes do Pontal

Compartilhar:
Prefeitura de Coruripe inicia série de capacitações com os ambulantes do Pontal

Primeiro curso ofertado em parceria com Sebrae teve como tema A Manipulação dos Alimentos e a Segurança Alimentar

Texto e fotos: Roberto Miranda 

O Pontal de Coruripe vai sofrer uma verdadeira intervenção que envolve todas as secretarias, a praia vai passar por uma grande transformação em todos setores, de capacitações dos ambulantes a melhorias em infraestrutura. O projeto de Requalificação do Pontal já iniciou, e na tarde da última segunda-feira (6), ambulantes da praia que trabalham com alimentos participaram de um treinamento sobre A Manipulação dos Alimentos e a Segurança Alimentar, em parceria com o Sebrae. 

A capacitação, que durou pouco mais de duas horas, foi ministrada pela consultora do Sebrae na área de Alimentos, Ione Rosas. A instrutora explicou que o objetivo do curso é sensibilizar os ambulantes sobre a importância de trabalhar os alimentos de forma segura, a evitar contaminação que possa afetar a saúde das pessoas que consomem. 

“O nosso papel aqui é sensibilizar os ambulantes que trabalham na orla marítima com alimentos e petiscos. Todos precisam ter a consciência e a prática de fazer um alimento de qualidade, do ponto de vista dos cuidados, dos critérios de armazenamento, transporte e venda. Isso é fundamental para quem trabalha com alimentos. Estamos trabalhando com todas as exigências e informações dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vamos trabalhar para que tudo isso seja implementado no dia a dia de cada ambulante, seja uma rotina trabalhar de forma segura os alimentos”, explicou a consultora. 

Gilmar dos Santos é ambulante e comercializa espetinhos na praia. Para ele, tudo que vier a somar é bem-vindo, afinal, o turista precisa ser bem recebido para que possa voltar e falar bem da praia.

“Tudo que vier para nos ajudar é bem-vindo. Todos os cursos que nos for oferecido de forma gratuita, estarei presente, quero receber bem o turista e vender um produto de qualidade, sem que ofereça risco algum. Tratando um turista bem e oferecendo um alimento de qualidade, sabemos que eles vão voltar e falar bem da nossa praia. Afinal, é daqui que tiramos o nosso sustento. Parabéns à prefeitura por essa iniciativa. Com a ajuda de todos, vamos transformar o nosso Pontal de Coruripe”, disse o ambulante que comercializa alimentos na praia há mais de 10 anos. 

A série de capacitações que vai alcançar todos que comercializam na praia de Pontal de Coruripe, envolve ainda o Sebrae, a Secretaria de Indústria e Comércio de Coruripe e a Vigilância Sanitária do município. 

“Estamos conversando com os ambulantes do Pontal, bate um papo e mostrando para eles a importância de oferecer aos consumidores e turistas alimentos de qualidade. O norte é boas práticas alimentares. A partir disso, estamos mostrando tudo sobre o manuseio dos alimentos, conservação, escolha do produto de qualidade e a venda. Essa iniciativa é muito importante, para que todos saibam sobre o quanto o cuidado com os alimentos é importante para a cadeia, desde a compra até o turista que vai comprar. Essa iniciativa é muito importante e pode contribuir muito em mostrar aos ambulantes o quanto cada passo da comercialização precisa ser respeitado e seguido todas as orientações para vender produtos alimentícios”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária de Coruripe, Ana Carolina.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.