Prefeitura de Coruripe realiza 3ª Semana do Bebê com ações referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança
A ação é realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura e demais órgãos municipais, instituições e profissionais que integram a rede de proteção
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida
A Semana do Bebê de Coruripe 2024 teve abertura oficial na manhã desta segunda-feira (22), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Vacina: Desconstruindo Tabus e Fortalecendo para a Vida é o tema desta terceira que tem o objetivo de fortalecer as ações referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.
A Semana do Bebê é uma ação realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e demais órgãos municipais, instituições e profissionais que integram a rede de proteção.
O prefeito Marcelo Beltrão participou do evento acompanhado do secretário de Saúde Maykon Beltrão, servidores municipais, representantes das secretarias e órgãos que integram a rede de proteção à criança e adolescente.
“A Semana do Bebê é uma ação importante que reforça o nosso papel que é cuidar do futuro de Coruripe, por meio de nossas crianças. Nossas equipes estão trabalhando com o olhar na saúde de prevenção, preocupadas com os indicadores, com acompanhamento da vacinação das crianças e demais atividades. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem para que os coruripenses cresçam com qualidade de vida, pois a primeira infância é prioridade na agenda da nossa gestão”, reforçou o gestor.
Dentro da programação o público pode assistir à apresentação do grupo teatral do Programa AABB Comunidade com encenação da peça, Não Vacile, Vacine quem você ama. Em seguida, Danielly Cunegundes, diretora do Programa Municipal de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde (SMS), ministrou a palestra " Vacinar é Preciso".
A Semana do Bebê será repleta de ações voltadas para grávidas, puérperas e recém-nascidos com diversas atividades que acontecerão em todo o município, com o propósito de levar informações por meio de palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas, com ações nas escolas da rede municipal, Unidades Básicas de Saúde, centros socioassistenciais, entre outros. Além da realização do projeto “Bebê Prefeito", título dado ao primeiro bebê que nascer durante a Semana segundo critérios.
“Estamos iniciando a Semana do Bebê que é uma Lei municipal de 2021 que institui a realização do evento, com ações voltadas para a proteção total da primeira infância e direcionadas a crianças e adolescentes. É uma oportunidade para conversar com pais, gestantes, responsáveis, cuidadores e profissionais da administração municipal sobre a importância da vacinação que é a temática deste ano”, explicou Maykon Beltrão, secretário de Saúde.
Histórico
A Semana do Bebê começou a ser desenvolvida em 2000, no município de Canela (RS), liderada pelo psiquiatra infantil Salvador Célia. Em 2010, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação do UNICEF “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa sistematização, a Semana do Bebê passou a ser realizada em outras regiões do Brasil e também está presente em outros países.