Prefeitura de Coruripe retoma Programa Castra Amigo e beneficia 50 animais nesta primeira etapa
Com foco na saúde pública e no bem-estar animal o programa realizou castrações de 30 cães e 20 gatos
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Ronaldo Paulo
A Prefeitura de Coruripe promoveu nesta terça-feira (19), por meio das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Assistência Social do Trabalho e da mulher a retomada do Programa Castra Amigo, mutirão de castração de cães e gatos. A ação foi um sucesso, e todos os tutores que inscreveram seus pets para o procedimento compareceram, demonstrando a guarda responsável e amor por eles.
Nesta edição do mutirão o Castramóvel que ficou estacionado em frente a UBS Geraldo Gouveia beneficiando a população do bairro Vassouras. A ação realizou 50 castrações, sendo 30 para cães e 20 para gatos. Cada família pode cadastrar até dois animais e depois da cirurgia, os tutores recebem receita médica, medicamentos e as orientações sobre o pós-cirúrgico.
“Estamos dando continuidade ao Projeto Castro Amigo, que é importantíssimo e que tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos no município. O Projeto é uma ação da gestão realizada pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. Além do controle populacional, essa ação tem um impacto direto na diminuição de casos de maus tratos e também na diminuição de índices de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os seres humanos. Então é uma ação importante da administração municipal destacando que vai ter continuidade, em outros bairros de Coruripe. Castrar é um ato de amor e responsabilidade, por isso contamos com a participação de toda a população” disse Luana Sportono, secretária de Meio Ambiente.
O Castra Amigo, é um programa gratuito de castração de cães e gatos voltado às famílias de baixa renda que estão cadastradas no CadÚnico, ele terá continuidade a partir de janeiro e será realizado uma vez por mês atendendo todo o município.
Vinicius Martins, morador do bairro Vassouras chegou cedo com a Laika, uma cadela da raça Pit Bull, o tutor comentou sobre a ação. “A prefeitura está de parabéns com essa ação pela causa animal na cidade, a retomada desse programa por meio do Castramóvel foi assertiva. Apesar do método de castração ser simples, como muitos dizem a gente se depara com receios, por medo da cirurgia, ou do animal engordar demais ou ficar triste com depressão após o procedimento. Conversando com a equipe e com os veterinários que iriam realizar o procedimento, Dr. Rafael Constant e Dr. Alisson Lessa ficamos seguros porque são profissionais capacitados e atenciosos, e percebemos que a castração só traz benefícios ", pontuou o tutor.
Tutora do Mimo, Marta Lúcia, dona de casa, também moradora do bairro, veio com as vizinhas ansiosas pela castração do seu gato. “Ouvi o chamado pelo rádio e corri logo para cadastrar meu gato para a cirurgia. Quero o melhor para meu gatinho. Já recebi informações dos veterinários sobre cuidados com o Mimo no pós-operatório, para que tudo continue dando certo. Eu queria muito esse momento e agora aconteceu e perto de casa ficou bem fácil. Palmas à prefeitura por pensar também nos nossos bichinhos”, disse a tutora enquanto aguardava a saída do seu pet do Castramóvel.
O Castra Amigo tem como objetivo implementar uma política pública de esterilização cirúrgica de cães e gatos, com foco na saúde pública, no bem-estar animal e na educação sobre guarda responsável. Além disso, visa combater o abandono de animais nas ruas, controlar zoonoses e reduzir os acidentes envolvendo animais em situação de rua.