Programa Melhor em Casa amplia atendimento com três condensadores de oxigênio

Foto

Novos equipamentos dão suporte aos pacientes no conforto da sua casa, o que diminui a necessidade de internamento


Texto e fotos: Roberto Miranda

 

A partir de agora os pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Coruripe passam a contar com o reforço de três novos equipamentos de suporte para o atendimento no conforto de sua casa. O Programa Melhor em Casa foi contemplado com três condensadores de oxigênio. Os equipamentos já estão aptos para dar suporte aos pacientes.

 

José Roberto Lessa, filho da aposentada Maria do Carmo, disse que graças ao aparelho sua mãe pôde receber alta e continuar sendo acompanhada pelo médico no conforto de sua casa.

 

“Minha mãe passou 22 dias internada. Recebeu alta e graças ao condensador de oxigênio ela pôde vir para sua casa e continuar sendo acompanhada pela equipe do Melhor em Casa. Se fosse com o cilindro de ar tudo seria mais difícil, pelo seu peso e tamanho. Com o condensador tudo ficou mais fácil e cômodo para o deslocamento, para o banho e outras necessidades. Graças a Deus os pacientes de Coruripe contam agora com esse suporte”.

 

Maria do Carmo Lessa, 77 anos, moradora do povoado Barreiras é assistida pelo programa e já faz uso de um condensador.

 

“O município foi completado com três condensadores de oxigênio. Os equipamentos atuam diretamente em pacientes que necessitam de oxigênio, pacientes pós Covid, com doenças cardíacas e, ou pulmonares”, explicou Luana Ferreira, coordenadora do Programa Melhor em Casa.

 

Ferreira completou que o seu funcionamento é muito simples e muito mais cômodo para os pacientes, se comparado ao cilindro de oxigênio.

 

“O condensador é muito simples. Seu funcionamento se dá pela energia, comum mesmo em 220 volts. Ele absorve o ar do ambiente e o transforma em oxigênio puro. É um equipamento leve e pode ser levado facilmente para qualquer ambiente de uma casa”.

 

O Programa

 

Melhor em Casa é um programa formado por uma equipe multidisciplinar que acompanha pacientes acamados, domiciliados, com dificuldade de locomoção e, ou encaminhados por hospital. A visita ocorre semanalmente, o que depende da gravidade do paciente. Atualmente, estão sendo assistidos em Coruripe cerca de 70 pacientes, o que preconiza o Ministério da Saúde.

 

A Secretária de Saúde vem fazendo um novo mapeamento com pessoas que podem se enquadrar no programa Melhor em Casa. O Ministério da Saúde habilitou o Município de Coruripe a implantar uma segunda equipe. O que deve ocorrer mais a frente.  A equipe multidisciplinar do Melhor em Casa é composta por: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e um técnico de enfermagem.

 

Para mais informações sobre o Programa Melhor em Casa, implantado no mês de fevereiro, basta se dirigir à Secretaria de Saúde e procurar a sala do programa.

 

 

Compartilhe: