Repescagem: Prefeitura de Coruripe convoca população que não tomou a primeira dose e quem está com a segunda dose atrasada

Foto

O público-alvo são todas as pessoas acima de 18 anos que não tomaram a primeira dose e as que não tomaram a segunda dose que estava agendada


Texto: Salmom Lucas Foto: Roberto Miranda

A Prefeitura de Coruripe está convocando a população para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada e, também, todo o público acima de 18 anos que ainda não compareceu aos locais de vacinação para tomar a primeira dose. Atualmente, quase três mil pessoas estão com a segunda dose pendente em Coruripe e mais de cinco mil cidadãos, com idade entre 20 e 39 anos, ainda não tomaram a primeira. 

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem preparado um cronograma especial para atingir os faltosos. Neste sábado, (04), as pessoas poderão tomar a vacina contra a Covid-19 no Mercado Público, das 6h da manhã até às 12h, para todos que ainda não tomaram a primeira dose e os que estão com a segunda dose atrasada. 

Na próxima semana, nos dias 8,9 e 10 de setembro, os pontos fixos de vacinação estarão com um horário diferenciado de atendimento. Na Academia de Saúde Laurynne Lessa o horário de vacinação será das 9h às 22h, já no Ponto Fixo de Pindorama, acontece das 8h às 21h. 

Também haverá cronograma diferenciado de vacinação nas Unidades de Saúde. No dia 08, será realizado vacinação nas Unidades de Saúde do Baixo Piauí, Alto Piauí, Conceição, Mangabeira, Vale do Coruripe, Pontal, Bonsucesso, Santa Terezinha, Botafogo, Bairro Preto I, das 9h até às 14h.

Já no dia 09, das 9h até às 14h, a vacinação acontece nas Unidades de Saúde da Lagoa do Pau, Poxim, Miaí de Cima e Miaí de Baixo, Barreiras e Vassouras.

Para se vacinar basta levar apenas o RG, CPF, cópia do comprovante de residência para quem não tomou a primeira dose. Para a segunda dose, basta apresentar documento com foto e o cartão de vacinação. 

“Os estudos mostram que você estará melhor imunizado com a segunda dose, o que significa uma menor chance de adquirir a Covid e, se adquirir, a probabilidade de ter complicações é muito pequena. Com o avanço da vacinação em Alagoas, nos últimos meses tivemos uma redução de ocupação dos leitos nos hospitais e de óbitos, o que só mostra que a vacina tem, sim, uma eficácia para salvar vidas”, destacou Daniele Conegundes, diretora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Coruripe. 

Até o presente momento, foram aplicadas 42.005 doses da vacina em Coruripe, sendo 31.154 da primeira dose, 10.333 da segunda e 518 de dose única. “Embora tenhamos avançado bastante no município, precisamos ainda fazer a repescagem dos cidadãos que ainda não procuraram os pontos de vacinação para tomar a primeira dose. Então fazemos esse apelo para que a população se conscientize”, alerta Daniela.

Para quem possui alguma comorbidade ou deficiência, além do RG, CPF e comprovante de residência, será preciso apresentar ainda original e cópia da comprovação relacionada à comorbidade, que pode ser a prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que tenham estabelecido o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o presente momento foram registrados quase 600 mil óbitos por Covid-19 em todo país. É indispensável a conscientização da população e completar o esquema vacinal.

Compartilhe: