Comerciantes deverão seguir as orientações do SIM visando melhorar estrutura física e processo de abate
Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Agricultura realizou nesta terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Educação, uma reunião com proprietários de abatedouros de frango para discutir estratégias de regularização dos estabelecimentos.
O encontro, que contou com a presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Saúde (Vigilância Sanitária), foi norteado pelas diretrizes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Os proprietários foram orientados pela equipe do SIM quanto às modificações que deverão ser feitas em seus estabelecimentos, para que fiquem aptos a receberem o selo do SIM, que garante a procedência e qualidade dos produtos de origem animal no município.
A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, destacou a importância da licença ambiental para os empreendimentos.
“A licença ambiental é algo diferente do selo do SIM, ela só pode ser emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que é um órgão estadual, já o SIM é municipal. A secretária de Meio Ambiente está disponível para fazer a ponte entre os empreendedores e o IMA para viabilizar a licença. Estamos aqui para somar com o que for preciso”, disse.
O secretário de Agricultura, Alesson Lira, frisou que é importante os comerciantes buscarem os meios de se adequar.
“A gestão vem buscando formas de contribuir com os proprietários de abatedouros, mas é importante que, quem ainda não se regularizou faça a sua parte, pois esse grupo vem colocando no mercado produtos com qualidade inferior aos estabelecimentos que já possuem o SIM e isso prejudica diretamente a população”, alertou.
Gastão Lessa, secretário de Indústria e Comércio, pontuou
como importante a junção das secretarias nesse processo de fortalecimento do
comércio local.
“Estamos trabalhando em conjunto toda a estrutura necessária para que esses comerciantes se regularizem com mais facilidade, isso é bom para eles, para o comércio e para a população que terá em sua mesa produtos certificados. Fortalecer o comércio local é uma das metas do prefeito Marcelo Beltrão, que vem trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de Coruripe”.
A comerciante da região de Pindorama, Kátia Lima, frisou
como necessárias as adequações.
“Sempre busquei oferecer um produto de qualidade para os meus clientes e desde que recebi o direcionamento do SIM, procurei me adequar, pois esse é meu ramo de negócio, é daqui que tiro o meu sustento e da minha família. Então é necessário investir e melhorar os nossos processos a cada dia para que o nosso frango chegue à mesa dos nossos clientes com a maior qualidade possível”, finalizou.